FCFAS discute relatório de encontro de Formação Profissional da Área da Saúde

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, no dia 21 de novembro, em Brasília/DF, de Reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS). Durante o encontro foi apresentado o relatório do evento “Formação Profissional da Área da Saúde” e discutidos encaminhamentos de assuntos relacionados à conferência. O CFO foi representado pelo Conselheiro Federal, Luiz Fernando Rodrigues Rosa.

O documento contempla três eixos prioritários de trabalho unificado do FCFAS em defesa da qualificação profissional na área da saúde: a retomada do convênio entre a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/Ministério da Educação) com os Conselhos Profissionais da Área da Saúde; o cenário de fragilidade dos residentes multiprofissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de bolsas municipais, estaduais e nacionais; e a proliferação indiscriminada de cursos de graduação da área da saúde ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Para o representante do CFO, o relatório auxilia os conselhos a traçar estratégia conjunta para articular junto ao governo itens em comum da área da saúde: “Os Conselhos terão um eixo balizador na produção de pesquisas, estudos e orientações que poderão ser levadas ao FCFAS e gerar um debate mais produtivo”.

Ainda no encontro, foi definido o calendário de reuniões descentralizadas do FCFAS, com a missão de fomentar a importância do trabalho conjunto dos Conselhos a exemplo da reunião ordinária realizada em Salvador no mês de Outubro. “A ideia desse calendário é poder fazer em cada capital o fomento para o fórum regional. Existem estados bem atuantes e outros que nós estamos levando a ideia para que entendam a importância da discussão”, explica o representante do CFO, Luiz Fernando.

Por Werveson Ferreira, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br