Falso profissional é preso em flagrante em Roraima

A luta contra o exercício ilegal da profissão odontológica continua intensa. Na última segunda-feira (13/2), agentes do Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos de Boa Vista (RR) efetuaram a prisão de mais uma pessoa que estava exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista naquele município.

David Sousa dos Santos foi denunciado por estar infringindo o artigo 282 do Código Penal Brasileiro, que trata do exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica. O acusado foi flagrado em um consultório no bairro Liberdade, enquanto se preparava para extrair um dente de uma pessoa.

Ele disse à equipe da Polícia Civil que é Técnico em Prótese Dentária, mas não apresentou qualquer documento que comprovasse a informação. Também alegou que está cursando o sexto período de Odontologia em uma universidade na cidade de Manaus (AM). No entanto, não soube explicar ao delegado responsável pelo caso o que estava fazendo dentro do consultório sentando diante de uma paciente que estava deitada numa cadeira odontológica.

De acordo com o presidente do CRO-RR, Luís Eduardo Albuquerque, as ações de fiscalização serão intensificadas esse ano. “Essa pessoa estava praticando ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista, pondo em risco até mesmo a vida da comunidade que busca esse atendimento”, criticou.

Os profissionais e cidadãos de Roraima que quiserem denunciar o exercício ilegal da Odontologia não precisam se identificar: basta ligar para o telefone (95)3224-7288. As denúncias são verificadas no local por um fiscal do Conselho.
Roraima – RR