Envio de spam disparou em janeiro e passou de 286 mil mensagens no país. CFO passa a divulgar site antispam

As mensagens não solicitadas de e-mails aumentaram muito no país. Segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança, mantido pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (cgi.br), em janeiro deste ano foram reportadas espontaneamente 286,7 mil mensagens não solicitadas, número 46% maior em relação a dezembro do ano passado. Em 2005, o comitê recebeu 2,4 milhões de reclamações de spam.

Henrique Faulhaber, conselheiro do Gestor de Internet no Brasil, revelou ao jornal O Globo, em reportagem publicada nesta quarta 15/2, que de 80% a 90% das mensagens que chegam por e-mail são identificadas como spam, trazendo um grande prejuízo aos usuários.

Esse percentual é bem maior do que a média mundial, de 67,25%, segundo dados de junho de 2005 da MessageLabs, empresa que presta serviço de controle de mensagens de correio eletrônico.

– Para evitar prejuízos, as empresas e as administradores de rede precisam se atualizar sobre essa questão no Brasil. Existe um esforço grande dos provedores brasileiros em diminuir o recebimento de spam – disse Faulhaber.

Segundo o Spamhaus, órgão inglês que cuida de coibir spam, em junho de 2005, 70% das mensagens não solicitadas eram enviadas por computadores invadidos. Na época, existiam mais de 4 milhões de máquinas infectadas.

Faulhaber explicou que a chegada de muitos e.mails em um computador não significa necessariamente a prática de spam, mas é preciso ficar atento pois existem muitas fraudes nas mensagens enviadas pelo e.mail.

– Minha dica é a preservação do endereço do e-mail e diferenciar, inclusive, o e-mail profissional do pessoal. É difícil julgar uma mensagem pelo conteúdo. Assim, é preciso cuidado. Os prejuízos são grandes, bilhões de dólares – disse Faulhaber.

Site antispam orienta usuários

O Conselho Federal de Odontologia passa a disponibilizar a partir de agora um link para a página criada nesta terça-feira pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (www.antispam.br ), cujo objetivo é orientar os usuários da internet.

Os técnicos do cgi.br explicam que o spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros.

Site da Campanha Antispam

Com informações do Globo Online, repórter Wagner Gomes

São Paulo – SP