Eleições 2025 serão realizadas em 28 de novembro na modalidade presencial

A votação ocorre em um total de 20 Conselhos Regionais de Odontologia; nos demais CROs as eleições já foram encerradas

O Conselho Federal de Odontologia informa que está definida a nova data para a Eleição 2025. A votação ocorrerá em 28 de novembro, exclusivamente no formato presencial, e será realizada em Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) de um total de 19 estados brasileiros e no Distrito Federal. O segundo turno, onde houver necessidade, será promovido no dia 18 de dezembro. Nas demais localidades, as eleições já foram encerradas.

As eleições presenciais ocorrerão nos seguintes CROs: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. As autarquias possuem autonomia para definição de horários e locais de votação, de acordo com a infraestrutura disponível em cada estado.

O cirurgião-dentista domiciliado em local onde não houver mesa eleitoral, ou estiver em trânsito, poderá votar por correspondência postal. Estão aptos a votar os cirurgiões-dentistas conforme quórum apurado na data de 3 de setembro, considerando-se que se trata de retomada do processo eleitoral. A votação é obrigatória e, caso, por qualquer motivo, o cirurgião-dentista não consiga votar, será necessário apresentar justificativa no prazo de oito dias contados da realização do pleito, sob pena de pagamento de multa. Para os profissionais com inscrição remida, a votação é facultativa.

Não poderá votar o profissional que tenha anotada, em sua carteira profissional, a condição de “cirurgião-dentista militar”, em cumprimento ao art. 4º da Lei nº 6.681/79, nem o cirurgião-dentista inscrito com menos de 60 dias de inscrição definitiva, ou com inscrição provisória, secundária ou temporária.

Resultados e segundo turno

Após a conclusão da votação, será realizada a apuração dos votos e, assim que concluída, os resultados deverão ser divulgados no site oficial dos CROs, com posterior homologação pelo Conselho Federal de Odontologia. Concorrendo apenas duas chapas, será eleita em primeiro turno a que obtiver maioria simples dos votantes, excluídos os votos brancos e nulos.

Nos locais onde houver mais de duas chapas concorrendo, será eleita, em primeiro turno, a que obtiver a maioria absoluta dos votos, excluídos os votos brancos e nulos. Não sendo alcançado esse resultado por nenhuma das chapas concorrentes, a definição seguirá para o segundo turno com a participação das duas chapas mais votadas, sendo eleita a que obtiver a maioria simples dos votos, excluídos os brancos e nulos.

Eleições já realizadas

Já foram realizadas as eleições presenciais nos CROs do Amapá, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Pará.