Dia Mundial do Idoso: envelhecimento com saúde

Neste domingo, 1º de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Idoso. O Sistema Conselhos de Odontologia (CFO e CROs) reforça a importância da data que sensibiliza sobre direitos essenciais e respeito à população idosa.

A data foi originada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990, conforme Resolução 45/106. No Brasil, o acesso à rede de serviços de saúde está estabelecido no Estatuto do Idoso, por meio da Lei 10.741/2003.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a presença de idosos (acima de 60 anos) passou a 15,1% em 2022. Também foram identificados mais de 30 milhões de idosos vivendo no Brasil, assim, nada mais oportuno do que oferecer serviços apropriados e de qualidade a população idosa.

Diante disso, o CFO reforça a importância da data e lista algumas dicas para uma saúde bucal saudável em todas as fases da vida, sendo elas: a escovação diária dos dentes, principalmente antes de dormir, que é quando a saliva diminui e aumenta a proliferação de bactérias, a escovação da língua e gengiva, o uso diário de fio dental, a higienização de prótese (caso utilize), manter uma alimentação saudável e o indispensável, vá ao Cirurgião-Dentista periodicamente.

Conheça a especialidade Odontogeriatria:

A Odontogeriatria fornece tratamento especializado desde os anos 60 para a terceira idade, sendo reconhecida academicamente por volta dos anos 80 nos Estados Unidos e sua chegada ao Brasil foi final do século XX. A especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015, na resolução CFO-161/2015.

Por Julia Bonizio, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br