Dia Mundial do Coração: A importância do Cirurgião-Dentista na prevenção de doenças cardíacas

Neste 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, o Sistema CFO/CROs destaca a relação entre a saúde bucal e as doenças do coração como fator de alerta à população. Grande parcela das doenças cardíacas tem início na cavidade bucal, devido a cáries profundas, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos, segundo estudo do Instituto do Coração (InCor). Entre elas estão a endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo o infarto.

Para os Conselhos de Odontologia, a higienização adequada da boca é fundamental para a saúde do coração. A rotina recomendada prevê escovação pelo menos três vezes ao dia, após as refeições, e uso do fio dental diariamente. Além disso, é ideal a consulta ao Cirurgião-Dentista a cada seis meses para realizar limpeza profunda (profilaxia dental), bem como exames, independente do surgimento de sintomas. No caso de pacientes que já possuem doenças cardiovasculares, o intervalo entre as consultas ao Cirurgião-Dentista deve ser menor, a cada três ou quatro meses, de acordo com a situação de cada paciente. 

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, explica que o acompanhamento odontológico regular, muito além de evitar o surgimento de doenças cardíacas, é capaz de prevenir o agravamento dessas doenças. “A saúde do coração começa pela boca e por isso requer cuidado especial devido à possibilidade de disseminação de bactérias e outros germes originados da cavidade oral. Na prática, os microrganismos podem entrar na corrente sanguínea, alcançar o coração e desenvolver a infecção que afeta o revestimento interno do coração (endocardite bacteriana). Por isso, a atenção odontológica é indispensável”, afirmou.

É importante ressaltar que, para além do cuidado com a saúde bucal, o cuidado integral com a saúde do coração também requer outros cuidados como: evitar o cigarro, priorizar a alimentação saudável, controlar o colesterol, reduzir o estresse na rotina diária, reservar tempo para o lazer, praticar atividade física regularmente, entre outros.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br