CFO participa de entrega da Medalha Prof. Outair Bastazini no CRO-RJ

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, na noite dessa quinta-feira, 23 de setembro, de entrega da Medalha Prof. Outair Bastazini ao Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente. A solenidade, realizada no Rio de Janeiro, contou com a presença do Secretário-Geral do CFO, Claudio Miyake e do Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, representando o Presidente da autarquia, Juliano do Vale.

O homenageado, Raphael Câmara Medeiros Parente, ressalta que é uma honra, enquanto médico, receber essa medalha como reconhecimento do trabalho desenvolvido no Ministério da Saúde: “A honraria é fruto do trabalho à frente da Atenção Primária à Saúde para fortalecimento da saúde bucal no pais, tanto na escolha da Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, Caroline Martins, quanto na conquista de recursos, que representa o maior já conquistado na história do Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde continua totalmente a disposição dos Conselhos de Odontologia para ouvi-los e melhorar a saúde bucal do Brasil”.

O Presidente do CRO-RJ, Altair Andrade, evidenciou: “o peso que a medalha “Professor Outair Bastazini” tem, refletiu-se na noite do evento, ao se homenagear a pessoa Raphael Câmara. “A ocasião foi digna da profissão onde estiveram presentes representantes de várias instituições, associações e autoridades. Vale destacar a parceria com o CREMERJ, na pessoa do seu presidente Walter Palis.  Nosso objetivo é avançar em demandas para os municípios do nosso Estado”.

O filho do homenageado, Outair Bastazini Filho, destacou que a família Bastazini se sente extremamente honrada e lisonjeada pela criação da medalha de Honra ao Mérito Professor Outair Bastazini. “É o reconhecimento de tantos anos de dedicação para que a odontologia fosse respeitada sem ultrapassar os limites da ética. A homenagem prestada ao Dr. Raphael Câmara com a Medalha de Honra ao mérito foi na verdade o encontro de profissionais incríveis que tanto contribuíram, e continuam contribuindo, para uma odontologia cada vez melhor e mais reconhecida. Emocionante”.

Segundo o Secretário-Geral do CFO, Claudio Miyake, a Odontologia brasileira jamais poderia deixar de reconhecer todo o trabalho que o grande amigo Bastazini sempre fez para a Odontologia fluminense e nacional. “As histórias se misturam, da Odontologia com a história do Bastazini e, para nós, é um misto de satisfação, alegria e saudade quando participamos de um evento como esse de hoje. Quero congratular com a Diretoria do CRO-RJ por ter de forma bastante justa já feito essa homenagem que se perpetuará pelo resto da existência do Conselho, é importante. Hoje nós temos um homenageado, o primeiro que é um médico, mas é um grande reconhecimento, Raphael Câmara Medeiros Parente, que sempre esteve ao lado da Odontologia, então o nome da medalha faz jus ao homenageado e o homenageado faz jus ao nome da medalha”, afirmou.

Para o Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, a homenagem é o reconhecimento da história de trabalho e lutas do Prof. Bastazini pela Odontologia e a eternização da ligação entre a pessoa, a profissão e a autarquia. “o prof. Bastazini foi uma pessoa extremamente competente, atenciosa e muito agregadora. Sua história marcante no CRO-RJ e no CFO será eternizada com essa homenagem. “Desde que o conheci em 2015, pude ver o quão importante Bastazini foi na história da Odontologia no Rio de Janeiro e no Brasil, não só pelo profissional que ele foi, pelo professor que ele foi, mas pela pessoa de valores que ele foi. Sempre admirei a forma apaixonada que ele falava da profissão. Era uma pessoa religiosa e de princípios. Fico feliz por participar desta solenidade que tem um significado especial para todo o sistema conselhos e para a odontologia, então que eu esteja aqui representando os Cirurgiões-Dentistas que não são do Rio de janeiro mas que conheceram o Bastazini e que tiveram toda essa amizade, esse carinho, esse respeito enorme por ele”, ressaltou.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, afirmou que esse é um momento marcante para toda a Odontologia que presenciou a trajetória do profissional e amigo Outair Bastazini. “A honraria eterniza um legado de dedicação à profissão e aos profissionais, como grande colaborador das atividades de todo o Sistema Conselhos de Odontologia. Foi um imenso orgulho conhecer e presenciar o avanço profissional promovido por Outair Bastazini. Ele marcou grandemente a minha história e da Odontologia brasileira”, completou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br