Dia Mundial de Luta contra a Aids: Conselhos de Odontologia enfatizam a importância de se cuidar

Neste 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids –, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a campanha de prevenção ao HIV/Aids – Dezembro Vermelho. A data enfatiza os cuidados necessários a serem tomados e reforça a solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas infectadas pela doença.

A Aids/HIV não tem cura, mas existe tratamento composto por medicamentos antirretrovirais (ARV) que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o tempo e qualidade de vida dos portadores do vírus. Uma das melhores formas de evitar a contaminação pelo vírus é o uso de preservativo durante o ato sexual.

Segundo pesquisas do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde (MS), existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS e, que, dentre essas, cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico e, por isso, não conhecem sua sorologia.


Como detectar diagnósticos e prevenir a contaminação:

Os diagnósticos de infecção pelo HIV são feitos por meio de testes realizados a partir da coleta de sangue. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente exames laboratoriais como (Elisa anti-HIV) e os testes rápidos, com tempo inferior a 30 minutos, para todas as pessoas que vivem com o HIV. O HIV tem tratamento e, quanto antes receber o diagnóstico, maior qualidade de vida a pessoa portadora do vírus terá.

A transmissão do HIV pode ocorrer das seguintes formas: sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; sexo oral sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e instrumentos que furam ou cortam não esterilizados. Para mais informações, consulte a página do Ministério da Saúde. A cor Vermelha representa à ideia de paixão.

Por Camila Melo, Ascom CFO  / Com informações do Ministério da Saúde
imprensa@cfo.org.br