Dia Mundial da Saúde: A importância da Odontologia para a promoção da saúde de forma geral

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reforça neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a importância da Odontologia para a promoção da saúde de forma geral da população. A data foi criada em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de trazer uma reflexão maior sobre a saúde física e mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Para o Sistema Conselhos de Odontologia a saúde bucal faz parte da saúde geral de um indivíduo e a prática de medidas preventivas e hábitos saudáveis de higiene bucal são condições importantes e significativas para o aumento da qualidade de vida das pessoas.

Estudos indicam que os agravos e os eventos bucais causam danos ou prejuízos que podem levar diretamente a incapacidades ou a expressarem sintomas como dor e desconforto, limitação funcional e insatisfação com a aparência. Cárie, doença periodontal, perdas dentárias, traumatismos dentários, problemas de oclusão, alterações na articulação têmporo-mandibular, dentre outros, podem causar prejuízos, desencadeando limitações físicas, psicológicas e/ou sociais e consequente incapacidade com repercussão direta sobre a qualidade de vida.

Assim, a Odontologia é fundamental para a manutenção da saúde. E a saúde bucal, com toda sua complexidade, parte integrante e inseparável da saúde geral do nosso organismo, proporcionando uma alimentação eficaz, promovendo a autoestima, sentimento de bem-estar e uma boa interação social.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, reafirma que a Saúde Bucal é um dos pilares fundamentais para a saúde de forma geral. “A Saúde Bucal é parte inseparável da saude geral. Ao realizar o acompanhamento e a promoção da saúde bucal do seu paciente, além de prevenir o desenvolvimento de agravos na cavidade oral, o Cirurgião-Dentista está contribuindo para a promoção da sua saúde geral. Uma vez que agravos bucais podem interferir na saúde geral do individuo e um acompanhamento profissional rotineiro da Saude Bucal pode levar ao diagnóstico precoce de alterações sistêmicas que podem se manifestar inicialmente na cavidade bucal”.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br