Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: uma luta de todos

Neste sábado, 3 de dezembro, é o Dia Internacional da pessoa com deficiência, que vem com o objetivo de estimular a conscientização na sociedade sobre a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. 

Assim como em todas as áreas de saúde, a Odontologia apresenta um papel muito importante, na luta pela inclusão de pessoas com deficiência. Pensando nisso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reuniu informações com objetivo de incentivar mais Cirurgiões-Dentistas a se especializarem na área de atendimento para pessoas especiais.

Apesar de boa parte dos cursos de Odontologia já terem incluído a disciplina voltada para pacientes com deficiência, o número de profissionais especializados ainda é muito baixo, contabilizando apenas 889 de 372 mil atuantes pelo Brasil.

Por se tratar de um público que possui algum tipo de limitação, seja ela física mental ou comportamental, é necessário aprimorar os conhecimentos técnicos do Cirurgião-Dentista em seu atendimento, conseguindo assim, oferecer um serviço mais seguro, humanizado e acolhedor. Além disso, alguns pacientes com necessidades especiais costumam ter mais desafios com a saúde bucal, sendo muito importante o atendimento Odontológico em suas vidas.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br