Dia do Profissional Liberal: CFO e CROs trazem mensagem sobre a importância do empreendedorismo na Odontologia

Cirurgiões-dentistas podem adotar práticas de gestão empreendedora no dia a dia de clínicas e consultórios; ações devem ser alinhadas às exigências do Código de Ética da Odontologia

O Dia do Profissional Liberal é celebrado em 27 de maio no Brasil, em homenagem aos profissionais que atuam sem vínculo empregatício. Nesta data, o Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de todo o país trazem a mensagem da importância do empreendedorismo para os cirurgiões-dentistas brasileiros, que tradicionalmente atuam de forma autônoma. Práticas de gestão empreendedora podem ser aplicadas no cotidiano de clínicas e consultórios com o objetivo de melhorar os resultados, desde que estejam em conformidade com as exigências do Código de Ética da Odontologia.

 

“O Brasil possui hoje mais de 440 mil cirurgiões-dentistas. Apesar de não haver dados específicos, sabemos que a maior parte deles atua de forma autônoma. Por esse motivo, nesse dia 27 de maio, quando se comemora o Dia do Profissional Liberal, o Sistema Conselhos de Odontologia parabeniza a todos esses profissionais e aproveita para lembrá-los de que o empreendedorismo é um fator fundamental para suas carreiras”, destaca o tesoureiro do CFO, Elio Silva Lucas.

 

É comum que os cirurgiões-dentistas invistam em suas carreiras por meio de cursos de especialização e atualização, acompanhando a contínua evolução técnica e clínica. Aliado a isso, é fundamental que também desenvolvam competências de gestão empreendedora, essenciais para o sucesso dos consultórios. Essas competências abrangem diversas áreas, como finanças, gestão de pessoas, comunicação e marketing. Outro aspecto relevante é a inovação, especialmente com a incorporação de tecnologias e recursos digitais que contribuem para a modernização e eficiência dos serviços prestados.

 

Para ajudar os cirurgiões-dentistas brasileiros a compreenderem melhor a importância do empreendedorismo na carreira dos profissionais liberais, o CFO consultou um especialista do Sebrae e listou abaixo as principais dicas a serem seguidas. O consultor de negócios no Sebrae São Paulo, Marcio Bertolini, é um dos idealizadores do Programa Dentista Empreendedor e explica que o segredo é pensar a Odontologia além do consultório.

 

“Na faculdade, o dentista aprende a dominar as técnicas clínicas. Mas ninguém ensina como gerir o próprio consultório e sua profissão, tomar decisões estratégicas ou pensar o negócio como um todo. Não basta ser excelente no atendimento ao paciente; é preciso também desenvolver um comportamento empreendedor. E o melhor: isso se aprende. Com foco, esforço e as ferramentas certas, dá para transformar a prática clínica em um negócio sólido e sustentável”, destaca Bertolini.

 

 

*Comportamento empreendedor*

Ao aliar a prática clínica e os conhecimentos teóricos à gestão empreendedora, o cirurgião-dentista amplia suas possibilidades de alcançar uma carreira bem-sucedida e uma vida financeira equilibrada. Para isso, é essencial compreender que existem características-chave que compõem o chamado “comportamento empreendedor”. Entre elas, destacam-se: a busca constante por oportunidades, a persistência, a capacidade de correr riscos calculados, a exigência de qualidade e eficiência, o comprometimento, o estabelecimento de metas, o planejamento estratégico e a construção de uma rede sólida de contatos, entre outros.

 

Essa, segundo o especialista, é a primeira base de um tripé que sustenta uma carreira sólida e sustentável. “A primeira coisa que o cirurgião-dentista precisa entender é que ele deve separar tempo para pensar estrategicamente sua carreira e a gestão do consultório. É nesse momento que ele define o próximo passo a ser dado. Ou seja, precisa compreender que, além de profissional da saúde, ele é também um pequeno empresário; dono do próprio negócio. E a construção desse caminho exige mais do que técnica: exige a prática contínua do comportamento empreendedor”, esclarece Márcio Bertolini.

 

*Arregaçando as mangas*

Após desenvolver e melhorar as características empreendedoras, o cirurgião-dentista deve mapear o próprio negócio e verificar quais são os pontos fracos e fortes do consultório em áreas como finanças, marketing, gestão de pessoas e, processos internos. A partir dessa avaliação, ele poderá traçar métricas e metas para alcançar melhores resultados em cada um desses setores.

 

Dentro desse universo, a gestão financeira é um dos pontos mais sensíveis, que exigem atenção. O cirurgião-dentista deve realizar um levantamento detalhado de todos os custos que envolvem o funcionamento do consultório para que possa identificar a real margem de lucro dos serviços oferecidos e as medidas a serem tomadas para melhor o desempenho do negócio. Além disso, ele também deve realizar a correta precificação dos serviços prestados.

 

“A precificação de serviços odontológicos é algo bastante complexo porque cada paciente tem um caso individual, com características únicas. Além disso, há questões éticas a serem observadas. Mas o cirurgião-dentista precisa compreender que o valor estipulado representa a expressão do trabalho e o investimento colocado no negócio”, pontua.

 

*Inovar para se destacar*

Formando o terceiro item do tripé de uma carreira empreendedora consistente, o cirurgião-dentista deve estar atento à transformação digital. É fundamental que ele busque conhecer e incorporar inovações que automatizam processos burocráticos do consultório, como aplicativos de gestão ou softwares de CRM, que otimizam tempo, melhoram o atendimento e fortalecem a estrutura do negócio.

 

Além disso, a Odontologia Digital já oferece recursos avançados — inclusive com o uso de Inteligência Artificial — que agregam conforto aos atendimentos e mais agilidade ao trabalho clínico. A incorporação dessas ferramentas reflete diretamente em pacientes mais satisfeitos e posiciona o consultório de forma mais competitiva no mercado.

 

*Cuidados com comunicação e marketing*

Marcio Bertolini destaca ainda a importância de boas estratégias de marketing e comunicação para o sucesso da carreira dos cirurgiões-dentistas. Inicialmente, o profissional deve estar atendo às regras do Código de Ética para que não cometa infrações e possa exercer a Odontologia de forma legal. A partir de então, o marketing digital odontológico pode ser utilizado para construção da imagem do profissional, garantindo-lhe maior reputação e credibilidade.

 

“O mais importante é ter um bom planejamento estratégico. Isso começa com a definição clara do perfil dos pacientes, o que permite identificar oportunidades reais no mercado. A partir daí, é possível estabelecer a linguagem ideal a ser usada nas redes sociais, entender onde o público está e em quais mídias vale a pena investir tempo e recursos”, explica o especialista.

 

Dica final: conquiste e fidelize seu paciente

Para encerrar, Márcio Bertolini reforça que a fidelização é uma das chaves para manter o consultório em constante movimento — e financeiramente saudável. “É preciso oferecer ao paciente uma experiência completa e positiva. Isso começa desde o primeiro contato, passa pela recepção, o atendimento clínico, e segue no pós-consulta, com uma comunicação que continua cuidando dele mesmo depois do procedimento.”

 

O consultor ainda complementa: “Paciente fidelizado é aquele que entende valor antes de olhar para o preço. E para entregar valor de verdade, o dentista precisa dominar a gestão financeira, os processos do consultório e, principalmente, compreender a jornada do cliente”.