Dia da Gestante: pré-natal odontológico previne problemas de saúde da mãe e do bebê

Neste 15 de agosto, Dia da Gestante, o Sistema Conselhos de Odontologia evidencia a importância do pré-natal odontológico como fator decisivo para evitar complicações na gestação, na saúde bucal da mãe e do bebê. Devido às alterações hormonais que ocorrem durante a gestação, aumentam o surgimento de inflamações na gengiva (gengivite), sensibilidades e até mesmo hiperplasias gengivais (crescimento excessivo da gengiva).

O Conselho Federal de Odontologia explica que a consulta regular ao Cirurgião-Dentista previne infeções bucais que aumentam o risco do bebê nascer prematuro ou com baixo peso. O pré-natal odontológico também previne doenças que afetam a saúde da mãe e do bebê, a exemplo da diabetes gestacional. Além de evitar a formação de placa bacteriana aliada às alterações hormonais. Esse cuidado é capaz, inclusive, de barrar a evolução da gengivite para uma doença periodontal.

Muito além de evitar que problemas de saúde bucal já existentes se agravem, essa assistência odontológica também é essencial como medida preventiva ao surgimento de outras doenças. O pré-natal odontológico também viabiliza que o Cirurgião-Dentista oriente a mãe sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal do bebê.

Luiz Evaristo Volpato, especialista em Odontopediatria há mais de vinte anos e atual Tesoureiro do CFO, recomenda que: “a consulta com o Cirurgião-Dentista seja realizada antes da gravidez. No caso da gestante, o atendimento com o Odontopediadra deve ser marcado no segundo trimestre da gestação, período sequencial a náuseas e enjoos comuns à gestação. A saúde bucal da mãe impacta diretamente na saúde do bebê, por isso a necessidade do cuidado redobrado”.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, explica que a Caderneta da Gestante, que concerne à avaliação em saúde bucal, dispõe de orientações sobre o atendimento odontológico, como parte obrigatória das consultas de pré-natal. Além disso, a Coordenação-Geral elabora materiais educativos sobre autocuidado em saúde bucal da gestante. Esse trabalho complementa a “Diretriz Clínica para o Tratamento Odontológico em Gestantes“, em fase final de elaboração, após consulta pública realizada com apoio institucional do Sistema CFO/CROs, em junho.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br