Dezembro Vermelho: Sistema Conselhos fortalece Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids

Neste mês de dezembro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fortalece, com o apoio dos Conselhos Regionais (CROs), a campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids, denominada Dezembro Vermelho. O mês tem como referência o Dia Mundial contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. Muito além de reforçar a importância da prevenção, testagem e tratamento, neste ano a Campanha do Ministério da Saúde é direcionada à população jovem, que a contaminação é crescente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), existem cerca de 900 mil pessoas com casos de Aids no Brasil. Dessas, 766 mil foram diagnosticadas e em torno de 135 mil nem sabem que convivem com o vírus. Ainda dos portadores, 584 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV. O número apresentado pelo MS representa um alerta para o Brasil, já que só no ano passado foram notificados cerca de 44 mil novos casos.

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, sigla em inglês). O vírus ataca o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de doenças. Ter HIV não é o mesmo que ter AIDS, já que existe um período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença e há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Diagnóstico, tratamento e prevenção

O diagnóstico é importante já que saber o quanto antes se a pessoa é portadora do vírus aumenta muito a expectativa de vida. Se existiu alguma situação de risco, como fazer sexo de maneira desprotegida ou compartilhamento de seringas, é essencial fazer o teste anti-HIV. O teste é feito pela coleta de sangue ou por fluido oral e o resultado sai em cerca de 30 minutos. No Brasil o teste é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Aids/HIV não tem cura, mas existe o tratamento composto por medicamentos antirretrovirais (ARV) que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o tempo e qualidade de vida dos portadores do vírus. No Brasil, desde 1996, o SUS distribui gratuitamente os ARV para todas as pessoas que vivem com o HIV.

Uma das melhores formas de evitar a contaminação pelo vírus é o uso de preservativo durante o ato sexual. A transmissão do HIV pode ocorrer das seguintes formas: sexo vaginal sem camisinha; sexo anal sem camisinha; sexo oral sem camisinha; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e instrumentos que furam ou cortam não esterilizados. Para mais informações, consulte a página do Ministério da Saúde.

Por Werverson Ferreira e Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações do Ministério da Saúde
imprensa@cfo.org.br