Coordenação Estadual de Saúde Bucal é implementada no Amapá

Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/AP) publicou a portaria 0144/22, que viabiliza a criação da Coordenação Estadual de Saúde Bucal. Esta decisão possibilita maior integração de ações da Odontologia no setor público e facilita a implantação de políticas públicas do Ministério da Saúde no Amapá.

De acordo com o cirurgião-dentista e também deputado estadual Paulinho Ramos, esta conquista é fruto de anos de trabalho e uma vitória de seu mandato, visto que por meio da criação e envio do requerimento nº 0293/2020-ALAP/GDPR ao Governo do Estado do Amapá (GEA), agora a coordenação é uma realidade. “Desde 2019 esse pedido estava sendo feito e agora podemos dizer, com toda a certeza, que é uma vitória para a classe odontológica. Estou muito feliz, enquanto dentista, por apresentar esta novidade ao meu estado”, disse o deputado.

Segundo o vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Dr. Nazareno Ávila, a coordenação era um anseio de toda a classe odontológica e agora vai possibilitar melhor atendimento à população e mais benefícios aos profissionais da área.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO/AP), Dr. Luciano Teixeira, conta que o coordenador vai articular todas as ações da Odontologia dentro do estado, fazendo um link com as ações do Ministério da Saúde e Prefeituras, para assim executar os projetos e garantir o acesso aos investimentos que chegam ao estado.

A reunião para solicitar a implementação da coordenação ocorreu na última terça-feira, 08, na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/AP). A ocasião contou com a participação do secretário de Saúde, Juan Mendes; deputado estadual Paulinho Ramos; vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila; e o presidente do CRO/AP, Luciano Teixeira.

Por Jamile Rosa, Ascom Deputado Estadual Paulinho Ramos