Comissões CFO: iniciada elaboração do Plano de Trabalho Anual

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) iniciou nessa quinta-feira, dia 04 de abril, o cronograma de reuniões para alinhamento e definição do Plano de Trabalho Anual das Comissões (Permanentes e Especiais) e Representações junto à Coordenação Geral das Comissões/Vice-Presidência. É o primeiro encontro com todos os membros desde a nomeação e orientação junto aos Coordenadores. A agenda de trabalho segue até o dia 11 de abril, com reuniões simultâneas na sede do CFO, em Brasília/DF.

Nos dias 04 e 05 de abril, estiveram reunidos a Comissão Especial de Projetos, Parcerias e Convênios do Sistema CFO/CROs; a Comissão de Inventário Bens e Imóveis, o Comitê de Gestão de Acesso à Informação; o GT para responder à inspeção do TCU (Item 9.3 do acórdão 1726/2016 – TCU/Plenário). Além dos Representantes do CFO no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Giancarlo de Montemór Quagliarello e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Cleso André Guimarães Junior.

Nesse primeiro momento, foram tratadas as orientações, normativas e atribuições de cada pasta. A perspectiva prevê discutir, elaborar e apresentar uma proposta de trabalho que seja factível de execução nos próximos 12 meses, conforme prerrogativas estabelecidas nas Portarias editadas.

De acordo com o Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, essa etapa inicial de apresentação e esclarecimento do fluxo de trabalho é decisiva para o bom andamento das atribuições das Comissões. “Apesar de a metodologia adotada ser semelhante, cada pasta tem suas particularidades. Por isso, as pautas sugeridas, de acordo com a prioridade de cada Comissão, precisam seguir o protocolo de atuação com documentos, pareceres, relatórios e solicitações devidamente formalizados, para arquivo e pesquisas futuras. Essa padronização vai facilitar, inclusive, na celeridade dos trabalhos”, enfatizou.

O Coordenador do GT para responder à inspeção do TCU, Luiz Evaristo Ricci Volpato, explica que esse início de trabalho é muito importante para alinhar e organizar as próximas etapas para assim, consolidar a celeridade necessária. “Analisamos o Acórdão do TCU para cumprir as etapas existentes, entre elas está à elaboração do relatório, que é encaminhamento trimestralmente. O último relatório foi encaminhado em abril, e o próximo envio acontece em julho, que acontece após reunião prévia com a Diretoria”, pontuou.

Segundo o coordenador do Comitê de Gestão de Acesso à Informação, José Maria Holderbaum, o trabalho será árduo, mas muito produtivo. “O trabalho será desenvolvido conjuntamente com a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do CFO e será direcionado, ainda, aos Conselhos Regionais. Nesta primeira reunião foi possível rascunhar o Plano de Trabalho que será efetivamente colocado em prática nos próximos 12 meses”, assegurou.

O Coordenador da Comissão Especial de Projetos, Parcerias e Convênios do Sistema CFO/CRO’s, Élio Silva Lucas, esclareceu neste primeiro encontro da pasta foi elaborada uma proposta de minuta para modificação do Programa de Apoio Institucional aos Conselhos Regionais (PAI). “A proposta de minuta foi pensada conjuntamente com a Procuradoria Jurídica, a Assessoria de Contabilidade e o setor financeiro da Autarquia. Agora, a nossa missão é estudar a melhor forma para viabilizar essas mudanças”, afirmou.

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Por Michelle Calazans, Ascom CFO
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