Dia Mundial da Saúde: pela ampliação do atendimento odontológico de qualidade à população

Neste 07 de abril – Dia Mundial da Saúde – o Conselho Federal de Odontologia (CFO) fortalece a campanha em apoio à conscientização por acesso adequado aos serviços de saúde, com foco na ampliação do atendimento odontológico digno à população. Neste ano, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) destaca como tema “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”.

Neste ano, a OMS estabeleceu 10 prioridades para fomentar a cobertura de saúde para atender 1 bilhão a mais de pessoas, se comparado com os números atuais. A instituição quer garantir, ainda, que 1 bilhão de indivíduos estejam protegidos de emergências de saúde. As metas variam desde o cuidado com a Atenção Básica em Saúde até esforços para avançar nos progressos contra o HIV.

O objetivo da campanha é reverter o cenário mundial da saúde. Até 2018, mais de 800 milhões de pessoas (12% da população mundial) gastam pelo menos 10% da renda familiar em despesas com serviços médicos. Quase 100 milhões de pessoas foram jogadas na pobreza extrema (gasto de menos de 1,90 dólar por dia) por terem que arcar por conta própria com custos de serviços de saúde.

No caso do Brasil, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), marco da Constituição de 1988, representou um passo fundamental para a universalização do acesso da população a serviços de saúde. Mas ainda temos que trilhar um longo caminho até que todos os brasileiros conquistem o direito à saúde pública de qualidade.

No Dia Mundial da Saúde, o CFO reafirma que a saúde bucal é um dos pilares fundamentais da universalização do atendimento público e a importância da presença de profissionais de Odontologia nas equipes do SUS. Além disso, a campanha de conscientização vai ao encontro da missão precípua do Sistema Conselhos: fiscalização profissional para promoção da melhoria dos serviços prestados e proteção da sociedade.