CFO recebe relatório do trabalho da Diretoria Interventora do CRO-PA

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, recebeu nessa quinta-feira, dia 10 de dezembro, na sede da Autarquia, o relatório do trabalho da Diretoria Interventora do Conselho Regional de Odontologia do Pará. O documento corresponde à apuração administrativa e jurídica realizada durante seis meses na sede do regional a fim de identificar possíveis irregularidades e/ou improbidades cometidas. Paralelo, o CFO também conduziu o processo de auditoria especial, como forma de intensificar a análise dos fatos.

Segundo Juliano do Vale, o trabalho é uma forma de prestar esclarecimentos à categoria acerca da constatação identificada, conforme prevê o rito legal que prevê interdição até o dia 16 de dezembro. “Do ponto de vista jurídico e administrativo, o CFO está satisfeito com o caminho de total transparência no processo adotado até o momento. No término desse processo todos os documentos serão publicados no portal da transparência da Autarquia, para acesso público, bem como serão encaminhados aos órgãos de controle, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União para as devidas providências nas respectivas esferas”, afirmou.

O objetivo do Conselho Federal é que o CRO-PA retome, com plena excelência, as atividades finalistas necessárias de fiscalização no estado, que é a missão precípua reconhecida em lei. Regimentalmente, o Presidente do CFO assegura que a Autarquia conduzirá o trâmite para recompor e nomear os membros do plenário do CRO-PA devidamente. O Plenário do CFO autorizou a Diretoria Executiva nomear, excepcionalmente, a nova composição do CRO-PA, sendo cinco membros efetivos e cinco suplementes.

A Diretoria Interventora do CRO-PA agradeceu a confiança destinada pelo CFO e foi incisiva ao afirmar que a prioridade do trabalho é resgatar a credibilidade da instituição perante a categoria, bem como trazer um serviço de qualidade aos que delas precisam. O trabalho foi conduzido pelos respectivos membros Carla Hermes, Marcelo Folha e Sonia Mendonça.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br