CFO promove consulta aos Conselhos Regionais sobre Projetos de Fiscalização

O Conselho Federal de Odontologia elabora, por meio da Comissão Especial de Projetos, Parcerias e Convênios do Sistema CFO/CROs, questionário complementar para diagnóstico e aperfeiçoamento do trabalho fiscalizatório desenvolvido em todo o território nacional. A proposta, debatida em reunião nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília/DF, é balizar a Diretoria Executiva para realização do Fórum de Fiscalização do Sistema Conselhos, previsto para acontecer neste segundo semestre.

Na prática, a Comissão tem como objetivo analisar, planejar, criar processos, procedimentos e padronizar ações futuras de fiscalização, a partir da realidade dos CROs e das sugestões pontuadas pelos Regionais, acerca das atividades de fiscalização aplicadas, tendo em vista a particularidade de cada estado. Todas as informações serão consolidadas para apresentação à Diretoria Executiva da Autarquia.

Muito além de intensificar a transparência dos atos fiscalizatórios em prol da ética profissional, as informações coletadas serão utilizadas, também, para validar modelos de trabalho integrados, de forma padronizada em todo o país. Segundo o Coordenador da Comissão, Élio Silva Lucas: “o empenho da Comissão está direcionado para melhor conduzir todas as etapas que correspondem à missão precípua dos Conselhos de Odontologia que é a supervisão da ética odontológica, cabendo-nos zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente”, destacou.

Além do Coordenador da Comissão, o trabalho consultivo contou com a presença dos membros Raimundo Nazareno de Sousa Ávila e Roberto de Sousa Pires, ambos Conselheiros Federais; da Assessoria Técnica, representada pelo advogado do CRO-TO, José Jackson Pacini Leal Júnior e do convidado Nixon Nascimento de Oliveira, Superintendente do CRO-ES. O trabalho foi acompanhado pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.or.gr