CFO pleiteia coordenação da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho, do CNS

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) pleiteou, na noite dessa terça-feira, dia 14 de maio, em Brasília/DF, a coordenação da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em reunião no Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas). O CFO, representado pelo Cirurgião-Dentista Giancarlo de Montemór Quagliarello, busca, também, integrar a Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB) do CNS.

O debate fomentado prevê a indicação pactuada coletivamente para definição das coordenações de Comissões que compõem o CNS no próximo triênio. As indicações consensuadas pelo Fentas serão apresentadas e defendidas junto ao Pleno do CNS para que as entidades assumam assentos que possam fortalecer as pastas, o papel de escuta e a participação das diversas entidades que compõem o controle social.

Segundo Giancarlo de Montemór Quagliarello, por diversas gestões do CNS, o Conselho Federal de Odontologia esteve responsável pela coordenação do CIRHRT na luta pelo fortalecimento da Odontologia nacional. “O CFO busca recondução de importante representatividade para intensificar o combate contra os cursos ministrados 100% na modalidade de Ensino à Distância (EaD) na área da saúde. Principalmente neste momento em que o trabalho caminha para alteração do artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que dispõe sobre os cursos na modalidade EaD”, afirmou.

De acordo com a Carta de Princípios, o Fentas é um Fórum nacional, permanente, de representação ampla dos trabalhadores em suas diversas formas de organização, composta por entidades que representam todos os aspectos que compõem o processo de trabalho, seja na formação, regulamentação e nas relações de trabalho, por meio de associações nacionais de categoria, confederações nacionais de trabalhadores, conselhos federais de fiscalização do exercício profissional, e federações nacionais de categoria.

Além disso, o Fentas é um grupo de trabalho de articulação e deliberação política, com o objetivo de subsidiar e assegurar a representatividade e posição do fórum em defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e de instrumentalizar a discussão e pactuação democrática do Fórum no Conselho Nacional de Saúde e nos demais espaços de articulação, debate e deliberação”.

Clique aqui e confira a atual composição das Comissões do CNS que serão reestruturadas em breve.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br