CFO participa do I Encontro Nacional das Comissões de Convênios e Credenciamentos (CECC’S/CNCC)

Ficou acertada, nesse evento, a realização de Encontros Regionais e Nacionais periodicamente

CNCC IA Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) esteve reunida nos dias 17 e 18 de setembro, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), em São Paulo, com membros de várias CECC’s do país e representantes das entidades nacionais, estaduais e regionais, para debater ações do setor. O evento foi muito bom, esperamos que a partir de agora tenhamos um maior envolvimento de toda a categoria na defesa da nossa classe”, afirmou o conselheiro do CFO, Benício Mesquita.

O evento contou com a participação de representantes de 21 estados e do Distrito Federal, o que demonstra o sucesso da iniciativa. Foi realizado, também, o I Encontro das Comissões Estaduais de Convênios e Credenciamentos (CECC’s) com o objetivo de debater a política de ação, bem como enfrentar questões da área da saúde suplementar, em cada estado da federação.

Participaram do evento os membros da CNCC: Eduardo Gomide (FIO), Wilson Chediek (ABCD), Ernani Bezerra (FNO), José Carrijo (FIO), Nadia Fava (ABO Nacional), José Campos (FIO).

Ainda no encontro foram debatidos problemas da classe como a baixa remuneração por parte das operadoras de planos de saúde; o excesso de glosas, processos de auditoria e perícia obscuros e sem regras claras e a limitação do número de procedimentos dentre outros.

A representante da Associação de Consumidores (Proteste), Sônia Amaro, participou com uma palestra sobre o funcionamento da associação, das maiores demandas do consumidor brasileiro, destacando aspectos de interesse das relações dos profissionais de saúde com seus clientes.

O conselheiro do CFO, Benício Mesquita, falou aos presentes, abordando os assuntos: A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a legislação que regula o mercado; o que podem e o que não podem fazer as operadoras de planos de saúde; a contratualização e outros assuntos de interesse dos cirurgiões-dentistas. Finalizando o ciclo de apresentações, a Dra. Roberta Rizzo, Procuradora do CRO/SP, falou sobre: “A importância do trabalho integrado das entidades da odontologia, com o Ministério Público em todas as suas esferas e áreas de atuação.”

O Coordenador do Encontro e Presidente do SOMGE, Eduardo Gomide, destacou que: “cada um dos participantes do encontro, devem assumir o compromisso de ao voltar ao seu estado ou região, de multiplicar as informações recebidas em São Paulo, de forma a procurar colaborar na estruturação, organização e funcionamento das Comissões de Convênios e Credenciamento em todos os estados, bem como trabalhar para a implementação da CBHPO.”

Ao final, ficou acertada a realização de Encontros Regionais e Nacionais periodicamente. A CNCC que é formada pelas entidades nacionais: Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Odontologia – seção nacional (ABO Nacional), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) e Federação Nacional dos Odontologistas (FNO).CNCC II

Comunicação do CFO com informações da Comunicação da FIO