CFO participa do 48º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou do 48º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, entre os dias 25 a 28 de julho, em Curitiba/PR. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial (SOBEP) com o apoio do CFO e do Conselho Regional de Odontologia do Paraná.

Com participação de mais de 900 congressistas, e contando com grade científica e palestrantes nacionais e internacionais (América Latina, Estados Unidos, Europa e Austrália), o objetivo do Congresso foi discutir o que há de mais atual no conhecimento científico em Estomatologia, Medicina Oral, Odontologia Hospitalar, Patologia Oral e Maxilofacial, para profissionais acadêmicos de todo país. O evento contou ainda, com a presença da Coordenadora Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Cruz, que prestigiou o evento.

Ao falar sobre a relevância do evento, Doralice Severo da Cruz, reforçou o apoio do Ministério da saúde em prol das causas da Odontologia. “O Ministério da Saúde sempre estará de portas abertas para apoiar e lutar na defesa da Odontologia Brasileira. Esse evento fortalece os conhecimentos técnicos e aborda temas importantes para as especialidades Odontológicas, que é de extrema importância para um melhor prognóstico aos nossos pacientes”, afirmou.

Aguida Aguiar Miranda, Presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e Maxilofacial (SOBEP), destacou o valor do evento para a categoria. “Nós da SOBEP acreditamos na importância da educação continuada e da educação permanente dos Cirurgiões-Dentistas, baseadas na ciência e com a participação ativa dos nossos associados, sempre em prol do melhor para nossos pacientes. Para isso, é de enorme importância contarmos com apoio de entidades e instituições de relevância para a Odontologia, como o CFO, que nos apoiou de maneira bastante significativa nesse congresso”, reforçou.

O CFO foi representada neste Congresso pela conselheira Tessa Botelho, que ressaltou a importância do apoio do CFO à SOBEP no evento e em ações futuras para maior visibilidade do Cirurgião-Dentista como profissional responsável pelo diagnóstico e detecção precoce das doenças da boca incluindo o Câncer Bucal. “A ampla divulgação das áreas de atuação da Estomatologia e Patologia Oral assim como o aprimoramento científico destas áreas são fundamentais para que possamos minimizar os casos de diagnóstico tardio e melhores condições de tratamento destas doenças, disponíveis para toda a população brasileira”, pontuou.

Para a Presidente do 48º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia oral, Juliana Lucena Schussel, o apoio do CFO foi muito importante para a realização do evento e também para dar mais visibilidade para a SOBEP fortalecendo as especialidades e reforçando seu papel nas políticas públicas relacionadas ao diagnóstico precoce. “O olhar atento do CFO que acompanhou as atividades do congresso com certeza vai ajudar a definir caminhos a serem seguidos para que a SOBEP possa contribuir ainda mais com a saúde bucal de toda a população brasileira”, destacou.

O presidente do CROPR Aguinaldo Farias recepcionou os participantes deste evento realizado na capital paranaense, reforçando o apoio dos conselhos regionais nas importantes encontros da odontologia, solidificando a integração das entidades representativas com o Sistema Conselhos de Odontologia.

Apoiar iniciativas que ajudem na formação e no dia a dia dos Cirurgiões-Dentistas é uma forma de valorizar a Odontologia. Por este motivo, a parceria entre o Sistema Conselhos e a SOBEP irá continuar a proporcionar novos eventos que estimulem o conhecimento. O resultado é uma saúde bucal cada vez melhor para a população.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br