CFO inicia estudo para inclusão de procedimentos de odontologia hospitalar na tabela da Agência Nacional de Saúde Suplementar

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), iniciou, por meio da Comissão de Odontologia Hospitalar, nessa quarta-feira, dia 18 de dezembro, em Brasília/DF, trabalho para incluir procedimentos específicos da odontologia hospitalar na tabela da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O objetivo é comprovar, por meio de estudos científicos e econômicos, a importância dessa inclusão. O trabalho é desenvolvido em conjunto com a Comissão de Saúde Suplementar da Autarquia.

A proposta contempla nove itens no âmbito da odontologia hospitalar. Nesse primeiro momento, foram consolidados quatro itens em reunião: tratamento restaurador atraumático, urgência e emergência, consulta diagnóstica e terapia periodontal de suporte. O trabalho é construído de forma criteriosa, a partir de evidências e referências bibliográficas para a fundamentação necessária.

Segundo o Coordenador da Comissão, Keller de Martini, a inclusão desses procedimentos contempla uma demanda diagnosticada por diversos conselhos regionais nos estados. “A construção acontece de forma minuciosa, que requer também a colaboração do Departamento Jurídico da Autarquia e da Comissão de Legislação do CFO. Seguimos trabalhando nesta pauta no próximo ano”, ressaltou.

O trabalho é realizado pelo Coordenador da pasta, Keller De Martini e pelos membros Frederico Eugenio, Jacqueline Webster e Andreia Leal Figueiredo. O Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, também acompanha os trabalhos.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br