CFO finaliza processo de avaliação dos pedidos de registro e inscrição da especialidade em Harmonização Orofacial

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) finalizou, por meio da Comissão Especial de avaliação do pedido de registro e inscrição da especialidade em Harmonização Orofacial, a etapa de avaliação dos mais de mil pedidos ingressados na Autarquia, via Conselhos Regionais. A conclusão dos trabalhos aconteceu em reunião, nos dias 19 e 20 de dezembro, em Brasília/DF. A partir de agora, os processos serão encaminhados individualmente aos respectivos requerentes ou às Instituições de Ensino Superior, com parecer deferido, indeferido ou baixado em exigência, conforme a análise.   

A conclusão da etapa corresponde à análise criteriosa de fundamentação técnica dos Cirurgiões-Dentistas no âmbito da Harmonização Orofacial, conforme estabelece a Resolução CFO 198/2019. Nesse processo de avaliação, inclusive, foram constatadas inúmeras inconsistências comprobatórias, cujas providências serão devidamente tomadas. O atestado de veracidade foi considerado item por item, individualmente em cada solicitação recebida pela Autarquia, passando por procedimentos de avaliação, revisão, liberação e encaminhamento.   

Segundo o Coordenador da Comissão Especial, Claudio Yukio Miyake, a condução e conclusão do trabalho ratifica o compromisso assumido pelo Conselho Federal de Odontologia. “O trabalho da Autarquia é pautado pela transparência e responsabilidade com a categoria e, principalmente, com a sociedade que receberá o atendimento odontológico no âmbito dessa especialidade. Todos os esforços foram destinados para encerramento da agenda de trabalho de 2019 com a apuração efetiva dos documentos e apresentação formalizada de parecer”, concluiu.

Além do Coordenador, a reunião da Comissão Especial contou com o trabalho dos membros Luíz Evaristo Volpato e Viviane Coelho Dourado, assim como do assessoramento técnico dos Cirurgiões-Dentistas Sidmarcio Ziroldo, Mário Silveira e Tarley Pessoa de Barros. O Coordenador-Geral das Comissões, Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, acompanha os trabalhos.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br