CFO e CROs presentes no 1º Encontro da Coordenação Geral de Saúde Bucal e os Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal

Nesta quarta-feira, 12 de abril, em Brasília/DF, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia do país marcaram importante presença e participação no 1º Encontro da Coordenação Geral de Saúde Bucal e os Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal, evento realizado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o CFO.

O evento foi uma oportunidade para promover a integração entre os Presidentes dos Conselhos Regionais e os respectivos Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal de cada Estado, reforçando a importância da parceria entre a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Odontologia.

Além disso, o encontro serviu para o debate nos âmbitos da gestões estaduais e federal no que diz respeito aos principais desafios e possíveis avanços das estratégias da política nacional de saúde bucal, por meio de temas importantes como a Teleodontologia e a Saúde Digital.

Para Doralice Severo da Cruz, Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, a parceria do CFO e dos Conselhos Regionais de Odontologia são de extrema importância. “O evento é muito importante para o Ministério da Saúde, reforça a parceria com o Sistema Conselhos de Odontologia, e tenho certeza que poderemos fazer grandes coisas pela saúde bucal do povo brasileiro”.

Ainda na abertura do evento a Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, a Cirurgiã-Dentista Ana Estela Haddad, pontuou sobre a saúde digital e a importância da saúde bucal para a população. “Estamos trabalhando de forma muito integrada para fortalecer o aspecto de cobertura na saúde digital, e trabalhando juntos as duas secretarias para o fortalecimento da saúde bucal, inclusive nos espaços de não privilegio”, afirma.

A Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo, Luzimar Gomes de Oliveira Pinheiro, falando em nome de todos os Regionais, ressaltou a ampliação da política nacional de Saúde Bucal diante do trabalho junto a Coordenação Nacional de Saúde Bucal. “Somos colegas com o mesmo propósito para o país, penso que todos nós profissionais e gestores trabalhamos com a missão de cuidar da saúde bucal de milhões de brasileiros que devem ser prioridade no centro das nossas ações”, destacou.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, fortificou o firmamento da parceria do Sistema Conselhos de Odontologia com o Ministério da Saúde para ações conjuntas em prol da população. “Gostaria de reforçar a intenção e o posicionamento do CFO e dos Conselhos Regionais de Odontologia, e dizer que estamos cada vez mais unidos com o Ministério da Saúde e com o poder público de forma geral, principalmente com as políticas públicas de saúde bucal e de saúde geral, pois os desafios são grandes, mas juntos iremos cada vez mais longe”, concluiu.

Após os pronunciamentos ocorreu a apresentação nominal, por Estado, do Presidente do Conselho Regional e do Coordenador Estadual de Saúde Bucal.
Em seguida, o Ministério da Saúde apresentou duas palestras: Política Nacional de Saúde Bucal e, Telessaúde e Teleodontologia.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br