A reunião ocorreu na sede do CFM, em Brasília, e abordou temas como o Atesta CFM, a atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, o Exame Nacional de Proficiência e a defesa das prerrogativas dos peritos odontolegistas e médico-legistas.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizaram reunião, no dia 30 de setembro, para dar sequência ao alinhamento de pautas de interesse comum. O encontro ocorreu na sede do CFM, em Brasília (DF), e tratou de temas institucionais, como a atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos em todo o país; o Exame Nacional de Proficiência em Odontologia e Medicina; a defesa das prerrogativas dos peritos odontolegistas e médico-legistas, com base na PEC nº 76/2019; e também o Atesta CFM e sua operacionalização, que pode ser utilizado como modelo para possível adoção de plataforma semelhante no âmbito da Odontologia.
A diretoria do CFO foi recebida pela diretoria do CFM: presidente José Hiran da Silva Gallo; 1º vice-presidente, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti; 1º secretário, Hideraldo Luis Souza Cabeça; 2º tesoureiro, Carlos Magno Pretti Dalapicola; 2º secretário, Estevam Rivello Alves; vice-corregedor, Francisco Eduardo Cardoso Alves; e a conselheira Yáscara Pinheiro Lages Pinto. Também participaram a coordenadora de Relações Institucionais e Governamentais, Gabriella Nassar, e a advogada Danyella Silva.
Participaram da reunião o presidente do CFO, Claudio Miyake; o secretário-geral, Roberto de Sousa Pires; o tesoureiro, Élio Silva Lucas; os conselheiros federais Gláucio de Morais e Silva, Samir Najjar e Eduardo Ferro, também coordenador da Comissão Parlamentar do CFO. Ainda, representando o Conselho, estiveram presentes a professora Vania Fontanella, membro da Comissão de Educação do CROSP, e Rodrigo Ivo Matoso, da Comissão Parlamentar do Conselho Regional de Odontologia de Roraima (CRO-RR).
Na oportunidade, a diretoria do CFO reforçou a importância da Caravana pelo Piso Salarial, que ocorrerá de 20 a 25 de outubro, em Brasília. As autarquias reafirmaram o compromisso integral com a luta pela atualização do piso salarial de cirurgiões-dentistas e médicos, destacando a importância de ações conjuntas para sensibilizar senadores e deputados pela aprovação da medida.
Exame Nacional de Proficiência
Com foco na qualidade do exercício profissional dos recém-formados em Odontologia e Medicina e na proteção da saúde da população, o CFO e CFM trataram sobre o Exame Nacional de Proficiência. O objetivo é unir forças para garantir maior verificação da qualificação de cirurgiões-dentistas e médicos recém-formados. Pesquisa recente encomendada pelo CFM e realizada pelo instituto Datafolha, mostrou que a aprovação do assunto por profissionais, acadêmicos e população em geral, chega a 96%.