Campanha EPIs: CFO disponibiliza benefícios exclusivos à categoria

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lança nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, a “Campanha EPIs – Juntos Nessa Luta ”, com benefícios exclusivos à categoria para acesso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A partir de agora, inscritos em situação ativa e regular junto ao Sistema CFO/CROs podem adquirir luvas, máscaras cirúrgicas, jalecos descartáveis, protetores faciais, entre outros itens com condições especiais.

A Campanha EPIs é fruto de trabalho intenso da Diretoria do CFO, tendo em vista os aumentos abusivos de preços de EPIs registrados em todo o país durante a pandemia. A Campanha seguiu os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como as normas de legislação de regência, ambos previstos em chamamento público realizado em dezembro de 2020. É importante ressaltar que convênios ocorrem sem qualquer ônus financeiro ao CFO ou repasse de valores entre as partes.

Para o CFO, a medida tem como prioridade a defesa da ética profissional e a valorização da Odontologia. “Como a prática abusiva de EPIs pode comprometer o exercício Odontológico, buscamos, além da manifestação junto aos órgãos competentes – Ministério Público Federal e Procons –, alternativas que permitem acesso imediato aos EPIs com condições exclusivas aos inscritos no Sistema Conselhos. Em defesa prioritária da categoria e pelo conceito de coletividade, esse convênio garante aquisição em escala nacional”, explicou o Presidente do CFO, Juliano do Vale.

A aquisição dos EPIs em grande escala pelos inscritos conta com a logística nacional de entrega da empresa credenciada. A depender do volume da compra de EPIs essa taxa é zerada na opção frete convencional. O CFO realizará o acompanhamento e a supervisão do convênio firmado, como forma de assegurar total transparência e legitimidade ao processo e, sobretudo, ao benefício continuado aos mais de 600 mil inscritos no Sistema Conselhos no Brasil.

Além disso, Juliano do Vale é incisivo na defesa da ética profissional ao afirmar que essa prática abusiva de valores dos EPIs, que estão sendo praticados na pandemia, compromete e dificulta a aquisição de itens essenciais para o bom exercício profissional. Para ele, o prejuízo recai à saúde dos profissionais de Odontologia e, sobremaneira, da população, por isso a importância desse chamamento.

O acesso aos benefícios da Campanha EPIs será validado somente por meio do site da Autarquia, como forma de assegurar a credibilidade das condições exclusivas conquistas aos inscritos. Ou seja, toda e qualquer busca para aquisição de EPIs, precisa ser realizada sempre através do site do CFO (www.cfo.org.br). O Conselho não se responsabiliza por buscas em outros portais.

O Presidente do CFO destaca, também, que a “Campanha EPIs” faz parte do conjunto de ações desenvolvidas para fortalecer a valorização da Odontologia e proteção da sociedade, principalmente neste momento de pandemia. O trabalho integra, inclusive, o Programa Anuidade Zero CFOPay, destinado a todos os profissionais de Odontologia e permite o acúmulo de saldo financeiro, em formato de Cashback para o pagamento do valor da anuidade do profissional junto aos Conselhos de Odontologia. Além disso, o CFO implementou o uso da assinatura digital no atendimento odontológico para emissão online de atestados, pedidos de exames e relatórios e prescrição de medicamentos, com garantia de autenticidade e aceitabilidade. 

CLIQUE AQUI e acesse a Campanha EPIs – Juntos Nessa Luta.

CLIQUE AQUI e confira o Guia de Esclarecimento sobre a Campanha EPIs.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br