SB Brasil 2020: CFO participa da retomada do 5º levantamento epidemiológico em saúde bucal

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, em reunião online, da retomada dos trabalhos do 5º levantamento epidemiológico em saúde bucal, “SB Brasil 2020”. O debate “Caminhos do Projeto”, realizado na última quinta-feira, 25 de fevereiro, evidenciou o panorama nacional do trabalho desenvolvido, as ações suspensas em decorrência do momento pandêmico, bem como a definição das próximas etapas. O SB Brasil, realizado a cada 10 anos, tem por objetivo promover o aprimoramento das políticas públicas em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

Desde o início da construção do 5º levantamento epidemiológico, em janeiro de 2020, o Sistema Conselhos de Odontologia contribuiu com intensa divulgação da pesquisa virtual junto aos profissionais de Odontologia e à população nos estados. A iniciativa busca identificar as doenças mais prevalentes como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições da oclusão, traumatismo dentário e impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

O Sistema Conselhos de Odontologia vê como imprescindível o conhecimento epidemiológico das principais alterações do sistema estomatognático no território nacional para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a saúde da população, bem como sua avaliação periódica, explicou o Tesoureiro do CFO, o Cirurgião-Dentista Sanitarista Luiz Evaristo Volpato, que representou a Autarquia na reunião online: “O compromisso com a realização do SB Brasil 2020 foi uma das demandas apresentadas pelo CFO ao Governo Federal logo de sua posse. Por meio de levantamentos epidemiológicos nacionais periódicos é possível traçar uma série histórica da saúde bucal da população brasileira em seus diferentes extratos e analisar o comportamento dos principais agravos de saúde bucal. Por meio do SB Brasil 2020 será possível analisar os resultados das políticas públicas implementadas nos últimos dez anos e embasar o planejamento para a próxima década. O trabalho será grandioso, tal qual o Brasil, por isso o Conselho Federal de Odontologia não poupará esforços para contribuir com o que for preciso para avançar nas ações previstas”.

A Coordenadora-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Caroline Martins, afirmou que a próxima etapa da coleta de dados está prevista para o segundo semestre deste ano: “Essa edição do SB Brasil terá a maior amostra de todos os levantamentos. Serão examinados e entrevistados mais de 50 mil brasileiros, de modo a investigar a prevalência nacional dos agravos de saúde bucal. Além de trazer as estimativas para estados e capitais brasileiras”.

Segundo a professora Efigênia Ferreira, do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da UFMG, que coordena a atividade, a partir de agora é possível avançar no levantamento e consolidação dos dados, considerando, inclusive, o importante papel dos Conselhos de Odontologia no processo. “O trabalho seguiu online na medida do possível. Nessa nova etapa, a presença do Sistema Conselhos de Odontologia é fundamental, muito além de compartilhar as informações junto à categoria, mas também credibilizar o 5º levantamento epidemiológico diante de um contexto de notícias falsas (Fake News) e golpes no ambiente digital”, pontuou.

Vale ressaltar que o SB Brasil já venceu etapas como a celebração da cooperação entre o Ministério da Saúde e a instituição responsável pela pesquisa, a Universidade Federal de Minas Gerais: a realização de consulta pública do projeto, de elaboração de questionários e de materiais de apoio para o levantamento. A Coordenação-Geral de Saúde Bucal e a instituição parceira na realização do levantamento, a UFMG, apostam na aplicação dos exames ainda em 2021.

Por Michelle Calazans e Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br