Brasil Sorridente: escova e pasta dental para 18 milhões

A partir do próximo semestre, as equipes de saúde bucal do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, vão distribuir a cerca de 18 milhões de pessoas um kit com escova e pasta de dente. Cada equipe é formada por um dentista, um auxiliar de consultório e um técnico em higiene bucal. Esses profissionais estão aptos a fazer extração dentária, restauração, aplicação de flúor, resina e próteses dentárias gratuitas. Atualmente, 60 milhões de pessoas de 3,8 mil municípios brasileiros são atendidas pelas 10.285 equipes de saúde bucal.

De acordo com o coordenador nacional de saúde bucal e do programa Brasil Sorridente, Gilberto Pucca, o primeiro levantamento nacional de saúde bucal, concluído em março de 2004, mostrou que 45% dos brasileiros não têm acesso regular à escova de dente. “Não adianta fazer o tratamento se depois quase metade da população não tem como manter os dentes e a boca limpos”, afirmou Pucca.

O coordenador acrescentou que o programa Brasil Sorridente também conta com 137 centros de especialidade odontológica em 85 cidades do País.

Até o fim do ano, a meta é aumentar esse número para 400 unidades. Gilberto Pucca informa que os centros garantem tratamentos mais específicos como de canal, restaurações, problemas de gengiva, próteses e câncer de boca.

Até 2006, o Ministério da Saúde deverá investir cerca de R$ 1,3 bilhão na política de saúde bucal da população brasileira.

Fonte: Agência Estado
Distrito Federal – DF