Biossegurança e a Importância da equipe de saúde bucal (ASB/TSB) é destaque do módulo 15 na Arena CFO

O módulo 15 da Arena CFO foi realizado na tarde deste sábado (2/7), último dia das atividades do CIOSP. O painel teve como tema a “Biossegurança e a Importância da equipe de saúde bucal (ASB/TSB)”. Contou com a presença da Especialista em Controle e Infecção e Epidemiologia, Lusiane Borges, e da Presidente da Comissão de ASB/TSB da CROPA, Socorro Moraes.

Lusiane foi a primeira a se apresentar e reforçou a importância do uso de EPIs nas equipes multidisciplinares das UTIs, enfatizando, também, a forma correta da higienização das mãos, bancadas e consultórios.

A profissional também mostrou os cuidados e prevenção de pacientes com hepatite B, e outras doenças durante o atendimento. No fim da apresentação, discorreu sobre o vírus da COVID-19, como os Cirurgiões-Dentistas, profissionais auxiliares e técnicos devem reagir diante de um vírus novo, quais as características, a indenização, do crescente número de casos e mortes no Brasil. “É importante entendermos que nós, Cirurgiões-Dentistas, Técnicos e Auxiliares temos contato mais direto com a boca do paciente, onde o vírus é encontrado em maior quantidade, como nas glândulas salivares, nasofaringe, orofaringe, então, para que você atenda com a máxima segurança, é importante usar EPIs, usar mascara de proteção”.

Em seguida, Socorro de Moraes, falou da importância dos ASBs e TSBs na equipe multidisciplinar, das dificuldades que o Cirurgião-Dentista enfrenta ao exercer sua profissão sem ajuda dos ASBs e TSBs, trabalho esse que deve ser desenvolvido a quatro mãos. Moraes lembrou ainda do início da história do ASB/TSB, do surgimento e importância do profissional para a sociedade.

Moraes fechou sua apresentação, reiterando sobre o fortalecimento da especialidade para a Classe Odontológica, sobre as atribuições e competências na promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. “ASBs e TSBs são profissionais essenciais na equipe de trabalho do Cirurgião-Dentista”, conclui.

Fotos: @flaviocorvello @di.scapino

Por Natasha Guerrize, Luciana Lima e Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br