Agenda Nacional: homenagem ao Cirurgião-Dentista

Em homenagem ao Cirurgião-Dentista e ao Dia Nacional da Saúde Bucal, o Sistema Conselhos de Odontologia prepara programação especial aos profissionais de Odontologia. Neste ano, devido ao cenário pandêmico, as atividades acontecem de forma on-line, presencial e/ou híbrido em alguns CROs. A agenda tem como principal objetivo promover ações para a valorização da Odontologia brasileira e união da categoria.

No Acre, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 26 de outubro, uma webpalestra, das 14h às 16h, com temas atuais para a categoria. A transmissão será pelo ambiente virtual do Telessaúde do Acre (CLIQUE AQUI). O cronograma conta, ainda, com a divulgação de artes em homenagem ao Cirurgião-Dentista, via redes sociais do Conselho. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Alagoas, o Conselho Regional de Odontologia iniciou as ações no dia 19 de outubro, com entrevista da presidente do CRO-AL (CLIQUE AQUI), na rádio CBN Maceió. No dia 20, a programação seguiu com o curso online de Atualização – TSBs e ASBs. Já no dia 22, o cronograma segue com o I Webinário Alagoano de Prevenção e Controle do Câncer de Boca, das 9h às 13h, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. E, para finalizar, no dia 25 de outubro, a sessão solene na sede do Conselho, às 10h, para entrega de certificados aos Cirurgiões-Dentistas remidos com inscrição ativa sem infração ética. Clique aqui e confira.

No Amapá, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, na sede do CRO-AP, às 9h, um café da manhã para todos os inscritos, seguindo todas as medidas protocolares de saúde. A homenagem será estendida, também, nas redes sociais e no site do conselho, com arte e mensagens. Clique aqui e confira a programação completa.

No Amazonas, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 29 de outubro, a cerimônia em alusão ao dia do Cirurgião-Dentista e entrega da Medalha Rubim Sá. O evento será realizado no Palácio Rio Negro (Salão de Eventos Rio Solimões), localizado na Avenida 7 de setembro, 1565 – Centro, na cidade Manaus-AM, às 19h30.  A programação inclui, também, homenagem póstuma a todos os profissionais vítimas da covid-19. Clique aqui e confira.

Na Bahia, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 25 a 29 de outubro, o espetáculo musical “Conserto de Outubro”, com transmissão via TV CRO-BA (CLIQUE AQUI), com arrecadação de fundos para o grupo de Apoio a Criança com Câncer do estado. As homenagens também serão estendidas nas redes sociais destacando as principais ações da Autarquia visando à valorização da Odontologia. Clique aqui e confira toda a programação.

No Ceará, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro a Cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico e certificado aos Cirurgiões-Dentistas Remidos, no Centro de Ciências da Saúde/Derby, no Município de Sobral, às 18h. No dia 28 de outubro, a programação segue com a inauguração da Delegacia do CRO-CE reformada, e em seguida a Cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico e certificado aos Cirurgiões-Dentistas Remidos, às 19h, no Edifício Office Cariri, Município de Juazeiro do Norte. E, para encerrar, no dia 29 de outubro, a Cerimônia de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico e certificado aos Cirurgiões-Dentistas Remidos, na Sede do CRO-CE, às 17h. Clique aqui e confira.

No Distrito Federal, o Conselho Regional de Odontologia realizará, nos dias 25 a 30, a Semana Online de Saúde Bucal 2021, com transmissão via YouTube e Instagram do CRO-DF. O cronograma conta com mais de 10 palestras, com grandes nomes da Odontologia e diversos temas atuais para a categoria. A programação inclui, também, o III Simpósio Nacional de Odontologia Integrativa – “O diferencial do profissional integrativo na Odontologia”, de 9h as 14h do dia 30 de outubro. Clique aqui e confira a programação completa.

No Espírito Santo, o Conselho Regional de Odontologia iniciou a programação, no dia 19 de outubro, com a Sessão Ordinária – Dia do Cirurgião-Dentista e da Saúde Bucal na sede do conselho. A programação segue nos dias 22 e 23 de outubro, com o SBTI Meeting de Harmonização Orofacial (CLIQUE AQUI), no Centro de Convenções de Vitória, de 08h as 18h, com inscrições gratuitas e certificado.  E, para finalizar, nos dias 25 e 26 outubro, sessão solene em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, na Assembleia Legislativa do estado e o I Fórum Integrado de Pesquisa Odontológica, evento on-line em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas – UFES. Clique aqui e confira.

Em Goiás, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, Sessão Solene em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas, na Câmara dos Vereadores de Goiânia, às 9h. A programação será estendida nas redes sociais e no site do conselho com artes e mensagem. Clique aqui e confira a programação completa.

No Maranhão, o Conselho Regional de Odontologia iniciou as ações, no dia 20 de outubro, com homenagens à categoria na imprensa local (rádio FM e TV Mirante, afilidas da TV Globo; TV Bandeirantes) que seguem com ampla divulgação até 27 de outubro. No dia 21 de outubro, será realizada a palestra Intraossday, sobre implantes, com apoio institucional do CRO-MA. Clique aqui e confira a programação completa.

No Mato Grosso, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 22 e 28 de outubro, palestras com temas específicos para a categoria. A programação inicia ás 18h30, do dia 22, na sede da Associação Brasileira de Odontologia – Secção MT, em Sorriso-MT, com o tema Planejamento para Reabilitação Estética em Porcelana”, e no dia 28 de e outubro, o cronograma finaliza com a palestra: “Por que e como reabilitar uma boca?”, das 19h às 22h, no auditório da FAPAN em Cáceres (MT). (CLIQUE AQUI) para inscrições com o custo de 1kg de alimento não perecível. Clique aqui e confira.

Em Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional realizará, no dia 27 de outubro, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do estado, por proposição da deputada Mara Caseiro (PSDB), em parceria com o CRO-MS, em prol do reconhecimento e valorização dos Cirurgiões-Dentistas do estado. A programação segue com veiculação da campanha regional de valorização da Odontologia, nas redes sociais e imprensa local (rádios, portais de notícia, TV). Clique aqui e confira a programação.

Em Minas Gerais, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 25 a 29 de outubro, a II Semana da Odontologia do CRO-MG, em formato on-line, com inscrições abertas e gratuitas, com certificação e vagas limitadas, a partir das 19h. A programação conta com mais de 10h de conteúdo e participação de 14 professores em cinco dias de palestras. O evento oferece conteúdos atuais como: Endodontia; Harmonização Facial; Placas Oclusais Digitais; Biossegurança em Tempos de covid-19; Uso do Laser; Ortodontia Contemporânea; Odontopediatria; Marketing Digital, entre outros. Clique aqui e confira.

No Pará, o Conselho Regional de Odontologia realizará, nos dias 26 e 28 de outubro, a Semana do Cirurgião-Dentista 2021, com ciclos de palestras on-line via site do CRO-PA. A programação dá início às 19h, no dia 26, com o tema: “Odontopediatria – HMI – O grande desafio da odontologia”, em seguida, às 20h, com “Gestão de Consultório Odontológico” e, no dia 28, o cronograma segue a partir das 19h30, com “Como manter a ética em tempos de rede social” e, para finalizar, às 20h30, com a temática “Harmonização Orofacial: Evolução e Regulamentação. Uma Odontologia baseada em evidências científicas”. Clique aqui e confira.

Na Paraíba, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, homenagens online aos Cirurgiões-Dentistas nos principais canais de comunicação do CRO-PB. Clique aqui e confira.

No Paraná,  até o ato de fechamento desta nota, o Conselho Regional de odontologia não informou as atividades que serão realizadas no estado.  Para acessar o site do CRO-PR, clique aqui.

Em Pernambuco, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, na sede do CRO-PE, Sessão Solene em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas Remidos de 2021e aos profissionais de categoria que contribuíram para engrandecimento da Odontologia no Estado de Pernambuco. As homenagens também serão estendidas nas redes sociais do Conselho. Clique aqui e confira a programação completa.

No Piauí, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 25 a 29 de outubro, sempre às 19h, Ciclo de Homenagens aos Cirurgiões-Dentistas nos municípios do estado, em formato presencial (seguindo todos os protocolos de saúde): 25 de outubro, em Piripi; 26 de outubro, na Parnaíba; 27 de outubro em Floriano; 28 de outubro, em São Raimundo Nonato; 29 de outubro, em Bom Jesus; e 29 de outubro, em Picos. Além da programação online nos principais canais de comunicação do CRO-PI, clique aqui.

No Rio Grande do Norte, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 26 a 28 de outubro, palestras online com temas específicos para a categoria, com transmissão exclusivamente no Instagram do CRO-RN (CLIQUE AQUI). A programação inclui, também, a veiculação de homenagens ao Dia do Cirurgião-Dentista na imprensa local, além de Workshop presencial seguindo todos os protocolos de saúde com foco na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares “Workshop de Autocuidado para o Bem Estar do Dentista”, no dia 29 de outubro, no auditório do CRO, das 15h às 17h. Clique aqui e confira.

No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, publicações em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista em suas redes sociais. Neste mês, serão intensificadas as campanhas desenvolvidas pelo CRO, como: Sorriso Justo (campanha de combate o aviltamento profissional em concursos públicos ou processos seletivos com editais abertos); Sorriso Seguro (luta por melhores condições de infraestrutura para os CDs dos postos de saúde gaúchos) e Sorriso da Dignidade (projeto que recupera a autoestima de mulheres que sofreram violência na região da boca, através de consultas gratuitas para reparar o dano na região bucal). A programação inclui, também, a entrega do certificado de inscrição remida, concedido aos Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos sem infração ética. Clique aqui e confira.

No Rio de Janeiro, o Conselho Regional de Odontologia realizará, no dia 25 de outubro, uma Sessão Solenidade para homenagear os profissionais que prestaram serviços em prol da categoria em 2021, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, às 18h30. Os homenageados são: Cláudio Castro (Governador do Rio de Janeiro), General André Luiz Silveira, Deputado Federal Chiquinho Brazão, Cirurgião-Dentista Fernando José Combat Fadel, Cirurgião-Dentista Ésio de Oliveira Vieira, Cirurgião-Dentista Márcio Berman, Cirurgiã-Dentista Maria Claudia Vieira Guimarães, Cirurgiã-Dentista Ângela Maria Vidal Moreira, Cirurgiã-Dentista Magda Feres Figueiredo. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Rondônia, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 27 a 29 de outubro, o 2º Meeting de Odontologia. O evento será realizado de forma presencial (vagas limitadas), às 19h, no auditório do CRO-RO, em Porto Velho e transmitida simultaneamente pelas redes sociais oficiais do conselho (Instagram, Facebook e Youtube). A programação inclui, também, a entrega do certificado de inscrição remida, concedido aos Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos sem infração ética. Clique aqui e confira.

Em Roraima, o Conselho Regional de Odontologia disponibiliza a Cartilha “Protocolos Farmacológicos Recomendados na Prática Odontológica”, cedido pelo CRO-MS, que tem como objetivo otimizar a utilização/prescrição dos principais medicamentos de uso odontológico, com foco na peculiaridade de cada paciente no ambiente odontológico. Além das homenagens aos Cirurgiões-Dentistas, no dia 25 de outubro, nos canais oficiais de comunicação do CRO. Clique aqui e confira a programação completa.

Em Santa Catarina, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 3 a 5 de novembro, o 3º Ciclo de Atualização científica do CRO-SC, via plataforma online, com cursos gratuitos e inscrições limitadas, sendo duas palestras por dia, uma às 19h30, e outra às 20h30. As homenagens aos Cirurgiões-Dentistas, também, serão estendidas nas redes sociais do Conselho, no dia 25 de outubro. Clique aqui e confira a programação completa.

Em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia iniciou a programação no dia 18 de outubro, com atividades previstas até 29. Entre elas, a Campanha de Valorização da Odontologia, veiculada em diversas mídias (on-line e offl-ine), em cidades do interior do estado e da capital. De 25 a 27 de outubro, será realizada a 4ª Semana CRO-SP de Saúde Bucal, a partir das 19h. (CLIQUE AQUI) para acessar a programação e garantir a inscrição. Haverá, ainda, no dia 25, vacinação de reforço da covid-19 nas instalações da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – APCD, em parceria com o CRO-SP. Clique aqui e confira.

Em Sergipe, o Conselho Regional de Odontologia iniciou as ações no dia 1º de outubro, com duas campanhas de valorização aos profissionais, destacando a importância da Odontologia e dos Cirurgiões-Dentistas, em diversas mídias (on-line e offl-ine). A programação segue com o 1º Meeting de  Condutas Práticas para Atendimento Odontológico à Pessoa com Deficiência em Tempos de Covid-19, que deu inicio no dia 11 e segue até o dia 21 de outubro, com organização da Comissão de OPNE. Já a programação de 26 de outubro, conta com o IX Encontro de Saúde Bucal de Nossa Senhora do Socorro, município vencedor do Prêmio CFO de Saúde Bucal (categoria até 100 mil habitantes), que terá como tema central, “A Essencialidade do Odontólogo como Profissional da Saúde”, na sede do CRO-SE. Clique aqui e confira.

Em Tocantins, o Conselho Regional de Odontologia realizará, de 26 a 28 de outubro, o Ciclo de palestras on-line, com inscrições abertas pelo site do CRO, a partir das 20h30. A programação oferece conteúdos atuais como: Harmonização Orofacial, Terapêutica medicamentosa e Facetas. E, para finalizar, no dia 29 de outubro, pela manhã, um Coffee break, na sede do Conselho. Clique aqui e confira a programação completa.

Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br