Evento foi realizado no dia 23 de abril e também homenageou o Dia de Tiradentes, patrono da Odontologia no Brasil

A Câmara dos deputados realizou, nesta quarta-feira (23), a sessão solene em homenagem ao Dia de Tiradentes, patrono da Odontologia no Brasil, e aos 61 Anos do Conselho Federal de Odontologia, autarquia oficialmente criada pela Lei Federal nº 4.324, de 14 de abril de 1964. A cerimônia ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães e contou com a presença de diversas autoridades e membros das entidades representativas da Odontologia no Brasil, além de presidentes e representantes dos 27 Conselhos Regionais de Odontologia do país.
A sessão solene foi conduzida pelo deputado federal por Pernambuco Lucas Ramos, autor do requerimento de realização do evento. Além dele, também são requerentes os deputados federais Jorge Solla (BA), Eriberto Medeiros (PE), André Figueiredo (CE), Pedro Campos (PE), Lindbergh Farias (RJ), Maria Arraes (PE), Josenildo Abrantes (AP), Gilson Daniel (ES), Vitor Lippi (SP), Flávia Morais (GO), Fernando Marangoni (SP) e Alex Santana (BA).
“A luta de vocês é também a nossa luta e reafirmo aqui o meu compromisso de seguir trabalhando lado a lado com a categoria, defendendo com firmeza cada pauta que fortaleça a Odontologia como política pública essencial. A todos os profissionais de saúde bucal, os meus sinceros parabéns por tudo que representam e pelos 61 anos de fundação do Conselho Federal de Odontologia. Que essa homenagem sirva também como um lembrete: vocês não estão sozinhos. Essa tribuna seguirá aberta para defender cada sorriso brasileiro”, afirmou Lucas Ramos, durante seu discurso.
O presidente do CFO, Claudio Miyake, representou a autarquia na mesa solene do evento. Em seu discurso, pontuou que o Brasil é o país com maior número de cirurgiões-dentistas no mundo, destacando-se não apenas pela quantidade, mas pela qualidade da Odontologia nacional. Ele também falou sobre a importância dos serviços odontológicos para a Saúde Bucal dos brasileiros.
“A Odontologia promove mais saúde e bem-estar aos pacientes e pode inclusive salvar vidas quando o cirurgião-dentista atua dentro do ambiente hospitalar. Agradeço à Câmara dos Deputados, em especial aos parlamentares requerentes, pelo reconhecimento aos 61 anos de importantes serviços prestados pelo Conselho Federal de Odontologia na fiscalização do exercício ético da profissão e na proteção da população”, ressaltou Miyake.
Também compuseram a mesa da sessão solene o presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), também representando a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Ailton Coelho de Ataíde Filho; o presidente da ABO Nacional, Celso Russo; a presidente da AcBO (Academia Brasileira de Odontologia), Liana Pinhiero; e, representando os Conselhos Regionais de Odontologia de todo país, o presidente do CRO de Pernambuco, Eduardo Ayrton Cavalcanti. No plenário, estavam presentes as deputadas federais Erka Kokay (DF) e Geovania de Sá (SC), além de outras autoridades.
O CFO foi representado, no plenário, pelos demais membros da diretoria, composta pelo vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila; o secretário-geral, Roberto Souza Pires; e o tesoureiro, Élio Silva Lucas; além dos membros da Comissão de Tomada de Contas, Ataíde Mendes Aires, Gláucio de Morais e Silva e Anderson Lessa Siqueira; e dos demais conselheiros federais Eduardo Borges Neiva Ferro, Eduardo Esberard Favilla, Gilmar Trevizan, Jairo Santos Oliveira, João Batista Figueiredo Franco, Romildo José de Siqueira Bringel, Samir Najjar e Sandra Regina Pereira Silvestre.
Importância reconhecida
Na justificativa ao requerimento se realização da sessão solene em homenagem ao aniversário de 61 anos da autarquia, os deputados federais afirmam que o Conselho Federal de Odontologia “desde sua criação, tem sido fundamental na regulamentação e valorização da profissão odontológica no Brasil”.
O documento diz ainda que “o CFO é responsável por assegurar que os profissionais da odontologia cumpram com elevados padrões éticos e técnicos, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população e a saúde bucal dos brasileiros”.
Ainda no requerimento, os parlamentares destacam que “o CFO é essencial para o fortalecimento da odontologia no país, promovendo o avanço científico, a educação continuada dos profissionais e a proteção dos direitos dos pacientes”.






