“Consulta regular ao Cirurgião-Dentista contribui com a saúde integral do paciente”, afirma Sistema Conselhos de Odontologia

Neste 31 de maio, data que marca o combate ao tabagismo e ao câncer bucal, o Sistema Conselhos de Odontologia evidencia a importância da consulta regular ao Cirurgião-Dentista como hábito saudável no cuidado com a vida. Muito além de evitar o surgimento de complicações na cavidade oral, o Cirurgião-Dentista é capaz de identificar sintomas de outras doenças, como HPV (papilomavírus humano), doenças periodontais mais complexas, osteonecrose medicamentosa e câncer. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, a consulta odontológica é necessária a cada seis meses, independente do surgimento de sintomas.

O diagnóstico precoce do Cirurgião-Dentista pode prevenir diversas doenças bucais, a exemplo de cáries, mau hálito, tártaro, gengivite e até câncer de boca. Esse cuidado preventivo impacta, inclusive, na chance de cura do câncer bucal em até 95%. A consulta odontológica potencializa também a manutenção da saúde integral, considerando que algumas bactérias originadas na boca provocam endocardite bacteriana, que é problema cardíaco. Dessa forma, é possível evitar o próprio bruxismo (ranger e apertar dos dentes), que causa dor de cabeça e dor nos músculos do rosto.

No caso de pacientes que apresentam lesões suspeitas, por exemplo, Leucoplasias, que são lesões com potencial de materialização do câncer bucal, essa visita regular deve ser realizada a cada três ou quatro meses. Para os pacientes que já foram tratados do câncer bucal, a avaliação regular deve ser realizada a cada três ou quatro meses também. Quando o paciente é tratado por um cirurgião de cabeça e pescoço, a reabilitação do paciente acontece de forma gradativa, por meio do uso de próteses e/ou implantes; em alguns casos o paciente também é submetido à radioterapia ou quimioterapia. Ou seja, o Cirurgião-Dentista realiza a análise da cavidade oral e o diagnóstico, executa o tratamento necessário, remove os focos infecciosos, e também evita efeitos colaterais do câncer bucal.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/MS) ressaltam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Estudos científicos publicados este ano mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por covid-19 do que não-fumantes. Além disso, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca no mundo, são 15 mil casos por ano, incidência elevada em homens acima de 40 anos.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, reforça que a higiene oral adequada na rotina diária é uma eficiente aliada às consultas regulares ao Cirurgião-Dentista. “A preocupação do Sistema CFO/CROs vai além do consultório odontológico, remete a cuidados básicos que incluem o uso de enxaguante bucal, fio dental e escovação regular três vezes ao dia. É preciso estar atento a lesões que permaneçam por mais de 14 dias”, afirmou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br