Casal de Cirurgiões-Dentistas mobiliza doações de 1.600 viseiras faciais na luta contra a covid-19 em Belo Horizonte/MG

O casal de Cirurgiões-Dentistas Patrícia Bertges (CRO-MG-43325) e Vinícius Araújo (CRO-MG-43327) produziu e doou 1.600 viseiras faciais, do tipo Face Shields, aos profissionais da saúde que estão na luta contra o novo coronavírus, como forma de evitar o contágio. As viseiras faciais foram produzidas no consultório clínico do casal e destinadas a hospitais da rede pública de Ipatinga, Divinópolis e região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A ação solidária, realizada de março a julho, contemplou Cirurgiões-Dentistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares e técnicos em saúde bucal e em enfermagem, entre outros profissionais da saúde, segundo Patrícia Bertges. “A ideia surgiu a partir vídeo compartilhado em um grupo de whatsapp de Cirurgiões-Dentistas de todo o Brasil, demonstrando a solidariedade de outros colegas de profissão na produção de suporte para fabricação das viseiras em impressora 3D”, explicou.

A partir daí, o casal de Cirurgiões-Dentistas uniu forças e colocou em prática a produção de Face Shields. “No início da ação social contamos com o apoio do empresário Gil Pereira e a Rede do Bem, as produções começaram em impressora 3D e, devido ao aumento da demanda, a produção passou a ser manual, considerando baixo custo de material e menor tempo na fabricação das peças utilizadas nas viseiras. Apesar da produção em grande escala ter finalizado em julho, sempre que identificamos esse déficit de equipamento de proteção individual, retomamos a fabricação pontual à demanda”, completou.

Por Camila Melo, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br