5º levantamento epidemiológico em saúde bucal: Sistema CFO/CROs participa do 1ª Webnário SB Brasil

O Sistema Conselhos de Odontologia participou do 1º Webinário do SB Brasil 2020, realizado pelo Ministério da Saúde, para avançar nos trabalhos do 5º levantamento epidemiológico em saúde bucal. O cronograma nacional foi dividido por região – Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste -, de 26 a 30 de julho. O SB Brasil é realizado a cada década com o objetivo de promover o aprimoramento das políticas públicas em saúde bucal nas esferas nacional, estaduais e municipais.

Muito além de apresentar os objetivos e processos envolvidos no SB Brasil, o 1º Webinário contextualizou as principais atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos como rede única de colaboração. Mais de 600 pessoas participaram da rodada de reuniões, entre representantes dos Conselhos de Odontologia, das instituições de ensino e pesquisa, de secretários municipais e estaduais, de conselhos nacionais de saúde e demais organizações atuantes na saúde pública de 422 municípios, incluindo capitais e Distrito Federal.

O trabalho é conduzido pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB/Desf/SAPS/MS), que apresentou o “Histórico do SB Brasil”, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a respeito da “Governança e responsabilidade” e “amostra e Setores Censitários”. Além disso, o webinário contou com um bloco de respostas às perguntas feitas por meio de questionário específico, que incluiu questões sobre os cuidados de biossegurança, escolha do período pra realização da pesquisa, seleção da equipe de campo e sua remuneração (bolsa), calibração e forma de qualificação das equipes de campo, e logística para entrega de materiais e sua utilização.

O Coordenador da Comissão de Políticas Públicas do CFO, Guilherme Graziani, que representou o Conselho no 1º Webinário, explica o papel fundamental dos Conselhos de Odontologia no quadro de atores envolvidos para o desenvolvimento desta etapa: “A princípio, o Sistema Conselhos de Odontologia contribuirá com a divulgação e logística da SB Brasil 2020 junto aos Cirurgiões-Dentistas e da população. Com isso, será possível traçar uma série histórica da saúde bucal da população brasileira em seus diferentes extratos e analisar o comportamento dos principais agravos de saúde bucal”.

A Coordenação-Geral de Saúde Bucal informou que as principais documentações do levantamento epidemiológico SB Brasil, tais como organograma, cronograma, setores censitários selecionados serão disponibilizadas em breve no portal do Ministério da Saúde (CLIQUE AQUI).

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br