25 de outubro – Dia do Cirurgião-Dentista – Superação, força e luta

Neste ano, a celebração do Dia do Cirurgião-Dentista é marcada pela superação de desafios e, principalmente, pela união da categoria em defesa da vida. É com imenso orgulho, diante de um cenário completamente atípico, presenciar o fortalecimento da Odontologia. Apesar dos sacrifícios, da fragilização econômica e de todo enfrentamento estabelecido desde o início da pandemia, o Cirurgião-Dentista restabeleceu o protagonismo profissional, com ética e dignidade.

A readaptação ao novo normal foi necessária para todos nós e na Odontologia não seria diferente acerca do modelo de atendimento. A expectativa é muito boa em médio e longo prazo, por isso reformulamos a metodologia de trabalho, nos reinventamos enquanto Autarquia, revemos o planejamento previsto no início da gestão e novas prioridades foram estabelecidas. Dessa forma, o Sistema Conselhos de Odontologia não poupou esforços a cada nova fase do quadro pandêmico.

O atual momento marca a necessidade de trazer de volta o sorriso das pessoas e nós, Cirurgiões-Dentistas, temos um papel fundamental nesse resgaste. Medidas rígidas de biossegurança e campanhas realizadas pelo Conselho Federal de Odontologia permitem a retomada dos cuidados com a saúde bucal da população. Agora, o ‘Dia 25 de outubro’, marca um novo vínculo entre Cirurgião- Dentista e paciente. Odontologia – Sempre bem protegida, para bem proteger

Neste momento de retomada do atendimento odontológico eletivo seguro, o trabalho dos Conselhos de Odontologia está voltado em favor da valorização da categoria, pelo fortalecimento do máximo rigor em biossegurança na Odontologia e contra a desinformação, por meio da atuação de diversas campanhas paralelas em todo o território nacional.

De todas as vitórias, o reconhecimento social sobre a importância do papel do Cirurgião-Dentista é, sem dúvida alguma, a conquista mais valiosa para todos nós. O Cirurgião-Dentista ganhou um novo olhar da sociedade frente ao cenário do Coronavírus nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na Odontologia hospitalar, em consultórios clínicos e ambulatoriais, em atendimento domiciliar e na produção acadêmica. Um orgulho sem precedentes de todos os 343.867 mil Cirurgiões-Dentistas em todo o Brasil. Parabéns!

“ODONTOLOGIA – SEMPRE BEM PROTEGIDA, PARA BEM PROTEGER”

Juliano do Vale
Presidente do Conselho Federal de Odontologia