No combate à COVID-19, Cirurgiã-Dentista doa 13 mil protetores faciais aos profissionais de saúde em Recife/PE

Profissionais de saúde da rede pública, em Recife-PE, receberam 13 mil protetores faciais para fortalecer o combate à COVID-19 no atendimento diário em hospitais e unidades de saúde. A iniciativa é da Cirurgiã-Dentista Carolina Cavalcanti Arteiro Negraes (CRO-PE-6295), que idealizou o Projeto “Protetores do Bem” e desde o dia 23 de março produz e doa os protetores faciais.

Segundo Carolina Cavalcanti Arteiro Negraes, a ideia surgiu a partir do relato pós-plantão de uma amiga Cirurgiã-Dentista. “Com o aumento dos casos de pacientes suspeitos e com teste positivo para a COVID-19, a preocupação com o risco de contaminação do vírus também aumentou. A partir desse momento procurei materiais que tinha em casa, como objetos recicláveis, por exemplo, e comecei a transformar em protetores faciais. Comecei sozinha, mas logo outras Cirurgiãs-Dentistas se mobilizaram para ajudar na produção. Hoje, somos nove voluntárias”, explicou.

O projeto também conta com doação de materiais para produção dos protetores faciais, detalhou a Cirurgiã-Dentista. “As doações começaram tímidas no início e, aos poucos, foi recebendo novos voluntários, alguns até anônimos, motivados apenas pela vontade de ajudar. A dimensão do trabalho foi tão grande que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abraçou o projeto “Protetores do Bem” e aceitou desenvolver os protetores faciais no laboratório de designer da instituição, o que expandiu a criação das peças. Além disso, o projeto também recebeu apoio da Comissão de Médicos formada por ex-alunos do Colégio Marista de Recife, que ajudou na proposta final”, destacou.

Até o momento, foram contempladas com as doações: Coordenação de saúde Bucal da Grande Recife, Diretoria executiva de Atenção Básica em Saúde, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Agamenon Magalhães, Hospital da Restauração e Hospital das Clínicas.

Por Camila Melo, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br
Fotos: Arthur de Souza