Comissão do CFO elabora plano de ação para validar boas práticas odontológicas na Saúde Suplementar

A Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia (CFO) iniciou, em reunião nos dias 28 e 29 de maio, em Brasília/DF, elaboração do plano de ação para valorização profissional dos Cirurgiões-Dentistas que prestam serviços junto às Operadoras de Planos Odontológicos. A tratativa está prevista do Plano de Trabalho Anual aprovado pela Diretoria Executiva do CFO.

Segundo o Coordenador da Pasta, Ricardo Camolesi, o trabalho consultivo prevê formatar uma proposta ao Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (QUALISS), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com o intuito de capacitar os Cirurgiões-Dentistas para prestação do serviço em um novo modelo assistencial com ênfase na Atenção Primária na Saúde junto às Operadoras de Planos Odontológicos, que irá promover, também, um novo modelo de remuneração. “Em abril deste ano, a ANS convidou o CFO para integrar, em caráter permanente, esse projeto para contribuir com a consolidação de boas práticas odontológicas na saúde suplementar”, pontuou.

Além disso, a Comissão também iniciou a preparação de uma planilha de custos para negociação do sistema de custeio dos serviços prestados às Operadoras de Planos Odontológicos. A articulação da Pasta é para validar o cumprimento do Artigo 21, do Código de Ética Odontológica, que prevê evitar o aviltamento de valores dos serviços profissionais do Cirurgião-Dentista para que não sejam fixados de forma irrisória ou inferior aos valores referenciais para procedimentos odontológicos. Esta planilha servirá, inclusive, para nortear a criação de indicadores de qualidade e, também, para a formatação de pacotes de procedimentos.

A reunião contou com a presença do Coordenador, Ricardo Camolesi, dos membros Jacqueline Santos Oliveira, Júlio Cesar Gomes Bezerra e Marcos Enrique da Silva Santos. No segundo dia de reunião, o representante do CFO na ANS também contribuiu com o debate, Cleso André Guimarães Júnior. O trabalho foi acompanhado, ainda, pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br