CFO avança para implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente na Odontologia Suplementar

Em continuidade à demanda de integrar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) na Odontologia Suplementar, a Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia (CFO), esteve reunida, no dia 27 de agosto, em Brasília/DF, com membros do Ministério da Saúde para avançar no estudo técnico da proposta. Além disso, o encontro objetivo, ainda, a troca de informações do e-SUS para auxiliar no desenvolvimento do Coletivo de Remuneração para a Odontologia Suplementar (CROS), realizado pela Comissão.

Após o debate junto ao Ministério da Saúde, a Comissão se reuniu no dia 28 de agosto, no CFO, para formatar o planejamento de apresentação do estudo técnico, como explica o Coordenador da Pasta, Ricardo Camolesi. “Após o desenvolvimento deste estudo técnico, a Comissão pretende estruturar e encaminhar o conteúdo à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); além de utilizá-lo para fundamentação no desenvolvimento do Projeto CROS”, explica.

A implementação do prontuário eletrônico na Odontologia Suplementar tem o papel de unificar o compartilhamento de informações sobre as condições de saúde do paciente, além de exames e imagens que facilitarão o diagnóstico e o planejamento do tratamento. Atualmente, a troca de informações entre Cirurgiões-Dentistas e as Operadores de Planos Odontológicos se restringe no preenchimento da Guia de Tratamento Odontológico (GTO) e da Guia de Situação Inicial, o que não é compartilhado entre os prestadores.

O Coletivo de Remuneração da Saúde Suplementar (CROS), é um projeto que integra Custo mínimo, Projeto Qualiss, Operadoras e o aval da ANS. O objetivo é fixar e validar o CROS no âmbito da Odontologia Suplementar, assim como os Cirurgiões-Dentistas que são prestadores de serviço junto às Operadoras de Planos Odontológicos.

Por parte do Ministério da Saúde, participaram da reunião: Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, Coordenadora-Geral de Saúde Bucal; Lucas Alexandre Pedêbos, Coordenador Geral de Informação da Atenção Primária; e Marcelo Carrijo, Assessor Técnico da Coordenação-Geral de Informação da Atenção Primária (CGIAP). Por parte do CFO, estiveram presentes o representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Júnior e os membros da Comissão de Saúde Suplementar: Jacqueline Santos Oliveira, Marcos Enrique da Silva Santos e Júlio Cesar Gomes Bezerra.

Por Michelle Calazans e Por Werveson Ferreira, Ascom CFO 
imprensa@cfo.org.br