X edição do Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos de Odontologia já é oficial

Municípios:  participem e façam de sua população a grande vencedora! Inscrições até 30 / 06

FOTO_1 premioTeve início, oficialmente, em Brasília, o trabalho conjunto para a divulgação do X Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos de Odontologia. “A ideia do prêmio, desde seu início, foi divulgar as ações dos Conselhos de Odontologia que contassem, fundamentalmente, com benefícios para a população. Hoje, é muito gratificante completarmos 10 anos com vários parceiros que acreditaram em nosso trabalho. Este sucesso é muito significativo para o Sistema CFO/CROs e, mais ainda, para o cidadão brasileiro”, afirmou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

A reunião de cooperação contou com a presença do coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca; do assessor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Renê Santos; do assessor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Faleiro; do presidente, Ailton Morilhas e diretoria do CFO; da assessora de Relações Institucionais da Colgate-Palmolive, Flávia Aldarvis e membros da Comissão de Políticas Públicas de Saúde / Prêmio Brasil Sorridente.

FOTO_4 premioO presidente do CFO agradeceu e elogiou a parceria do Ministério da Saúde por meio da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, do Conass, do Conasems, da Colgate-Palmolive e da Dabi Atlante pela maior integração entre as instituições, que vão trabalhar juntas na divulgação do prêmio para alcançar o maior número de municípios participantes. “É a Odontologia que se destaca e está presente na vida da população”, afirmou Morilhas.

O presidente da Comissão de Políticas Públicas do CFO, Marco Manfredini, destacou pontos e informações da premiação. Como primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio é concedido, anualmente, a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. As inscrições poderão ser realizadas nos Conselhos Regionais até dia 30 de junho, tempo de trabalho adequado para que os municípios possam enviar a documentação necessária para a apreciação do CRO. Todas as cidades brasileiras podem concorrer. A primeira colocada de cada categoria na etapa nacional receberá um equipamento para consultório odontológico com o patrocínio da empresa de equipamentos Dabi Atlante e kits de higiene bucal para a população, da parceira Colgate-Palmolive.  O objetivo é estimular os municípios para uma grande participação de todos. Vejam a resolução e quais documentos deverão ser apresentados para concorrer ao Prêmio Brasil Sorridente.FOTO_2 premio

O coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, saudou a iniciativa do Conselho Federal de Odontologia no diferencial em tratar de políticas públicas que não beneficie só o profissional, mas sim, com ações que causem impacto positivo na saúde do brasileiro. Pucca ainda destacou a importância do CFO na efetivação dessa política pública e disse que o MS está à disposição do Conselho no que se refere a qualificar os critérios de avaliação para que seja o indutor da expansão dessa política.

Pela primeira vez, o prêmio conta com a parceria do Conass e do Conasems que vão intensificar a divulgação da premiação junto aos municípios. “Ressalto essa iniciativa do CFO que já é um sucesso e que a cada ano se reveste de uma maior participação dos municípios. Em nome do presidente, Wilson Alecrim, trazemos aqui o nosso apoio em relação ao prêmio”, afirmou Renê.

Já o assessor do Conasems reconheceu a importância do prêmio no intuito de estimular os municípios a terem um serviço diferenciado na parte de Odontologia. “O Conasems sempre foi parceiro e, este ano estamos intensificando, ainda mais, essa parceria”, afirmou Rodrigo Faleiro.

O secretário-geral do CFO, Genésio Albuquerque, destacou: “Na gestão do Dr. Ailton a ação não só premia, mas, principalmente, assessora na continuidade das atividades”. E dentro da ideia de “continuidade”, o secretário citou a criação do Observatório da Saúde Bucal a ser implementado pelo CFO, em 2015, com o apoio da Academia Brasileira de Odontologia. O observatório vai monitorar as ações da classe odontológica dentro de planejamentos estratégicos, uma visão inovadora no setor.FOTO_3 premio

A assessora de Relações Institucionais da Colgate-Palmolive, Flávia Aldarvis, registrou a iniciativa da empresa ao ser um parceiro em potencial da premiação com o patrocínio de kits de higienização (creme dental, escova e sabonete), que esse ano vai se estender, também, aos primeiros ganhadores de cada categoria, na premiação estadual. “A empresa se sente feliz em sempre apoiar esse prêmio com os kits de higiene bucal e com a divulgação porque ela reconhece que esse prêmio do Conselho Federal de Odontologia valoriza o cirurgião-dentista, a categoria como um todo ao promover saúde para a população”, concluiu.

Na reunião, ainda foram esclarecidos pontos considerados novidade para 2015, como a premiação estadual para os três primeiros lugares municipais, por meio de cada CRO e um prazo maior para a adequação de documentação até as inscrições, entre outros.

Comunicação do CFO

Fotos: Rogério