Uso Racional de Medicamentos: Riscos de utilizar medicamentos sem orientação profissional adequada

Neste 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) alerta à população sobre os prejuízos causados à saúde pela automedicação e a prescrição indiscriminada de medicamentos, sem orientação profissional adequada.

A data faz referência a uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) onde mostra que aproximadamente 20 mil pessoas morrem anualmente no Brasil em decorrência da automedicação. Além disso, o dia tem o intuito de aumentar a conscientização da população para evitar a prática.

O uso de medicamentos sem orientação adequada pode causar grades riscos como intoxicação, problemas renais e, em casos mais graves, pode levar à morte.

Compreendendo a importância do tema, o CFO possui representatividade permanente no Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), no Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº. 1.555/2007), que tem como objetivo orientar e propor, em caráter consultivo e propositivo, ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos, considerando a Política Nacional de Promoção da Saúde.

Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br