Unidades Odontológicas Móveis vão reforçar acesso ao atendimento de Saúde Bucal em 400 municípios brasileiros

Entrega ocorreu em Sorocaba, no interior de São Paulo, com a presença do presidente Lula e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, na manhã desta quinta-feira (21), em Sorocaba (SP), da solenidade oficial de entrega de Unidades Odontológicas Móveis (UOMs), que beneficiarão cidadãos de 400 municípios brasileiros. O evento contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do coordenador geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena, e do presidente do CFO, Claudio Miyake.

No total, o governo federal investiu R$151,9 milhões para a entrega das Unidades Odontológicas Móveis, que na prática, vão significar ampliação de acesso aos serviços de Saúde Bucal, especialmente para pessoas residentes em locais afastados ou em situação de vulnerabilidade. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde, iniciativa voltada ao fortalecimento da infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seu discurso, o presidente Lula falou sobre a importância da Odontologia e dos cirurgiões-dentistas, ressaltando ainda que as UOMs vão levar atendimento odontológico a locais mais distantes e regiões de periferias urbanas. “Eu quero que cada brasileiro e cada brasileira tenha orgulho de sorrir. O Brasil Sorridente é hoje o maior programa de saúde bucal pública do mundo, e nós estamos mostrando que quando o governo tem coração e olha para o povo, o povo volta a sorrir com esperança”, afirmou o presidente Lula.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake, reforçou os avanços proporcionados pela Política Nacional de Saúde Bucal, que foi instaurada no país pela lei federal 14.572 de maio de 2023. “Aquela semente plantada com o lançamento do programa Brasil Sorridente, há mais de 20 anos, hoje se consolidou na forma de lei e traz frutos para todo o país”, disse. “O Brasil é o país com maior número de cirurgiões-dentistas no mundo, com mais de 440 mil inscritos e, desta forma, estou certo de que temos a possibilidade e a oportunidade de levar a Saúde Bucal para 100% da população.” 

Claudio Miyake reforçou ainda a necessidade de valorização dos profissionais da Odontologia, em relação ao piso salarial. Também estiveram presentes no evento os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT), Wania Dantas, e do Pernambuco (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos.

 

Novos investimentos

Durante o evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a portaria nº 7954, que dispõe sobre regras de credenciamento de UOMs e sobre o recebimento de incentivos financeiros federais de implantação e de custeio. Por meio da portaria, será possível incentivar a habilitação de mais Unidades Odontológicas Móveis no país. 

Em sua fala, Alexandre Padilha ressaltou a importância das políticas públicas de Saúde Bucal e do programa Brasil Sorridente “Saúde bucal é dignidade, é cidadania. Cuidar da saúde bucal é cuidar da vida inteira das pessoas, é devolver oportunidade e esperança”, disse o ministro.

O coordenador geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena, pontuou que as UOMs são ferramentas importantes para ampliação da oferta dos serviços de Saúde Bucal em todo país: “Hoje, a gente está ampliando o acesso para mais de 4 milhões de pessoas de área rural, de área indígena, populações assentadas e quilombolas. As unidades odontológicas móveis vão permitir que o cirurgião-dentista vá com todo equipamento e garanta um tratamento que seja preventivo restaurador, tratamento especializados, como próteses e endodontia. Vai garantir esse cuidado a quem mais necessita”, disse.

 

Sobre as UOMs

As Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) são veículos especialmente equipados para fornecer atendimento odontológico em áreas remotas ou de difícil acesso, onde o cuidado em saúde bucal pode ser limitado. As UOMs são equipadas com cadeiras odontológicas, equipamentos de esterilização e diagnóstico e instrumentais odontológicos.

Elas vão permitir a expansão da atenção à Saúde Bucal, a partir de consultórios odontológicos estruturados em veículos equipados e adaptados para o desenvolvimento de ações a serem realizadas pelas Equipes de Saúde Bucal, vinculadas às Equipes da Estratégia de Saúde da Família (eSB) e Equipes de Consultório na Rua (eCR). 

As unidades odontológicas fazem parte dos investimentos do programa Novo PAC Saúde e têm como objetivo levar atendimento odontológico a áreas com maior dificuldade de acesso.