Solenidade do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019 acontece em Brasília/DF, no dia 27

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) entregará, no dia 27 de novembro, em Brasília/DF, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019 aos municípios que mais investiram em políticas públicas de saúde bucal à população, no último ano. A solenidade contará com a presença de prefeitos e coordenadores municipais de saúde bucal dos 9 municípios vencedores dessa edição, além de autoridades e parlamentares que defendem a causa odontológica no Congresso Nacional.

É a primeira vez em 14 anos de premiação que o Conselho Federal de Odontologia premiará 9 municípios com uma cadeira odontológica com equipo, nas demais premiações eram apenas três categorias. Nesta edição, são cinco municípios vencedores na categoria até 20 mil habitantes, uma por macrorregião – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul – e quatro municípios vencedores nas categorias populacionais – entre 20.001 e 50.000 habitantes, entre 50.001 e 100.000 habitantes, entre 100.001 e 500.000 habitantes e acima de 500.000 habitantes.

Em caráter inédito, a edição 2019 também registra o número recorde de inscritos, três vezes mais do que a média anual. “A essência do Prêmio Nacional é motivo de orgulho para toda a categoria, principalmente para o Sistema Conselhos, pois reconhece e valoriza gestores e profissionais da Odontologia que contribuem para a valorização profissional e qualidade de vida da população. Nesta edição, em especial, a premiação emociona a todos pela amplitude conquistada e a representatividade em todo o território nacional. O ganho é coletivo frente aos investimentos destinados ao atendimento odontológico na rede pública de saúde. Parabéns aos municípios vencedores. É uma grande honra para todos desta gestão mobilizar tamanha transformação”, afirmou o Presidente do CFO, Juliano do Vale.

É importante ressaltar que a solenidade prestigia os municípios premiados, no entanto, a entrega e instalação individual das cadeiras odontológicas estão previstas para acontecer no 1º semestre de 2020. O CFO acompanha a ativação do funcionamento de cada cadeira, bem como formalizará o termo de doação para patrimoniamento junto aos municípios vencedores. Todas as ações serão consolidadas com máxima transparência, com divulgação nos canais de comunicação da Autarquia, em tempo real. Esse acompanhamento do CFO garante, de fato, o acesso imediato da assistência odontológica à população, que é o motivador da trajetória histórica do Prêmio Nacional.

A premiação consiste em uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

CLIQUE AQUI e confira a classificação geral dos municípios vencedores.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br
Foto: Marck Castro, registro Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2018