Saúde Bucal tem atenção redobrada da administração municipal. Unidades Básicas recebem novos equipamentos

A Saúde Bucal no município é uma das prioridades da atual administração. Na primeira gestão do prefeito Cezar Schrimer foram implantados o Pronto Atendimento Odontológico do Patronato, com atendimento 24 horas aos finais de semana, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), entre outros serviços.

Nesta gestão, outros avanços já estão acontecendo. Seguindo determinação do prefeito e do vice-prefeito José Farret, o secretário de Saúde, Vanoir Koehler, trabalha na reestruturação do setor, fazendo com que a população tenha atendimento de qualidade e maior acesso ao serviço.
Com isso, segundo o coordenador da Saúde Bucal do Município, Luiz Skinovsky, o primeiro passo foi a instauração de uma comissão, presidida pela odontóloga do município, Márcia Galetto, que está gestionando junto à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde a pactuação, para os próximos três anos, da ampliação do alcance do atendimento preventivo e curativo, para a população-alvo de Santa Maria, e também para as escolas municipais.
Entre as ações previstas no acordo estão a ampliação do atendimento, melhorando o acesso da população ao serviço; a ampliação da escovação orientada para os alunos das escolas municipais (Programa Educação para a Saúde Oral); e a reestruturação da Saúde Oral, como parte fundamental da Atenção Básica.
Unidades de saúde recebem 14 novos equipamentos odontológicos

Para atingir estes objetivos, o atual governo tomou algumas medidas, como a aquisição de 14 equipamentos odontológicos completos, muitos dos quais já instalados nas Unidades Básicas de Saúde e outros em fase de montagem. Este projeto conta com a colaboração das equipes de Saúde Bucal da Secretaria de Município da Saúde.
Desta forma, segundo Skinovsky, já estão em funcionamento os novos equipamentos no PA do Patronato, que atende urgências odontológicas, diariamente, com uma demanda de mais de 3 mil pessoas por mês. Na última sexta-feira (20) também foi concluída a instalação dos materiais na Unidade de Saúde da Vila Kennedy, que atende um público aproximado de 20 mil pessoas.
Outras unidades estão com os equipamentos em processo de instalação no decorrer desta semana, como é o caso da US Erasmo Crossetti, no centro da cidade, que presta serviços de odontopediatria e clínica geral; e a US Floriano Rocha, no Bairro Santa Marta. Para o início do mês de outubro já estão programadas as montagens dos novos equipamentos nas unidades de saúde dos distritos de Arroio do Só e de Pains. Também no próximo mês receberá o incremento o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Borges de Medeiros, que presta atendimento na área de periodontia, cirurgia oral e prótese dentária; e o ESF da Vila Urlândia.

Além destas melhorias, o coordenador informa que já está em processo de licitação uma empresa para a retirada dos equipamentos antigos, que serão restaurados, e após estarem em perfeitas condições de funcionamento, irão beneficiar as unidades de saúde dos distritos de Santa Flora, Arroio Grande e Boca do Monte.

Para a aquisição dos novos materiais, que compreendem entre outros equipamentos refletores, cadeiras, unidades suctoras e 11 aparelhos de Raio X, o município investiu em torno de R$ 170 mil, em verbas do Fundo Municipal de Saúde. Segundo o coordenador, a Secretaria de Município da Saúde ainda está elaborando um projeto para enviar ao Ministério da Saúde que prevê a ampliação das equipes dos ESFs da Vila Lídia e de Santo Antão, para que tenham em seus quadros um profissional de odontologia.

O secretário de Saúde, Vanoir Koehler, salienta que todo este cronograma que foi priorizado é a meta da nova gestão de fortalecimento da atenção básica como um todo, incluindo uma visão forte para a saúde bucal. “Nós vamos, também, incrementar ainda mais o atendimento no CEO para poder dar maior resolutividade ao atendimento, para que o usuário não necessite ficar se deslocando de um lugar para o outro”, projeta o secretário.

Pronto Atendimento Odontológico do Patronato
Diariamente 7h às 19 h
Finais de semana, 24h
Mauricio Sirotski Sobrinho, 70 Patronato 32239926 – 32239927
Funciona com 10 profissionais odontólogos e cinco Atendentes de Consultório Dentário (ACDs)
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Manhã e tarde
Borges de Medeiros (antiga LBA)
31211093

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/7260-saude-bucal-tem-atencao-redobrada-da-administracao-municipal-unidades-basicas-recebem-novos-equipamentos