A INCLUSÃO DA EQUIPE DE ODONTOLOGIA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DA CASA DE SAÚDE SANTA FÉ – FHEMIG f

Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?:
O Centro de Reabilitação Física (CRF) da Casa de Saúde Santa Fé presta assistência a população de Três Corações e municípios vizinhos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Terapia Ocupacional, visando uma terapêutica multidisciplinar para pacientes que apresentam restrições físicas, sejam elas, decorrentes de patologias congênitas ou adquiridas, traumas e acidentes. Dentro do processo de trabalho multidisciplinar e visando uma atenção mais humanizada a estes pacientes, o Setor de Odontologia da Casa de Saúde Santa Fé vem promovendo a avaliação e o atendimento clínico de todos os assistidos pelo CRF, bem como o desenvolvimento de atividades profilático – preventivas, já que muitos desses apresentam dificuldades motoras ou mesmo não tem conhecimento e preparo para promover a higienização e consequentemente evitar o aparecimento de patologias bucais como cáries e problemas periodontais. Muitos destes assistidos não tem acesso ao atendimento odontológico devido suas condições físicas ou mentais.

OBJETIVOS

Inserir o atendimento odontológico preventivo e curativo no Centro de Reabilitação Física, promovendo uma atuação multidisciplinar.

Promover avanços e melhorias da saúde bucal dos pacientes assistidos pelo CRF.

Como funciona(ou) a experiência?:
O Setor de Odontologia da Casa de Saúde Santa Fé conta em sua equipe com 3 (três) cirurgiões dentista e 1 (uma) Técnica em Saúde Bucal. O processo de trabalho é dividido em etapas distintas, assim determinadas:

1º Etapa:

– Levantamento de Necessidades através de entrevista e avaliação clínica dos assistidos, visando o diagnóstico das lesões bucais.

– Desenvolvimento de orientações tanto aos assistidos quanto aos cuidadores através de palestras educativas, distribuição de folhetos educativos e atenção individualizada.

– Promoção de reunião de matriciamento junto com os outros profissionais da equipe do CRF, buscando discutir os casos clínicos e as melhores condutas para cada assistido.

– Promoção de Educação Continuada com os membros da Equipe do CRF.

2º Etapa:

– Realização de atendimento clínico dos assistidos junto aos consultórios odontológicos da unidade com intuito de estabelecer o diagnóstico de lesões bucais e auxílio no tratamento de manifestações bucais oriundas de doenças sistêmicas, além de promover tratamento aos pacientes que apresentam dor e/ou infecções odontológicas.

– Encaminhamento das necessidades para atenção especializada (Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura Municipal de Três Corações), com protocolo de referência e contra referência.

– Promoção de acompanhamento semestral dos assistidos.

Formas de Avaliação do Projeto:

– Matriciamento multidisciplinar

– Questionário direcionado respondido pelos assistidos

– Indicadores de saúde

– Dados de produção

Desafios para o desenvolvimento:
– Desenvolvimento inicial da integração com a equipe (multidisciplinaridade)

– Preparação da logística para atendimento dos assistidos no Setor Odontológico

– Adesão e conscientização por parte de alguns assistidos, principalmente para as atividades preventivas, em grande parte decorrente do baixo índice cognitivo.

Quais as novidades?:
Para Equipe e para Unidade de Saúde:

– Aprimoramento e melhora da qualidade do processo de trabalho no CRF

– Diminuição da demanda direcionada aos Serviços Odontológicos Municipais, tanto para atendimento nos consultórios, quanto para aos atendimentos domiciliares

Para os Assistidos:

– Melhoria da saúde bucal através de medidas preventivas e curativas

– Satisfação diante da atenção com que são atendidos (Atenção em Saúde)

– Melhora da auto estima dos assistidos

Outras observações/campo livre:
CONCLUSÃO

O público envolvido no projeto é de baixa renda e nem sempre tem acesso a esse tipo de informação e tratamento. Aproveitar a oportunidade que o CRF fornece de chegar a eles pode ser um meio de melhoria de qualidade de vida e uma demonstração de que são cidadãos e que têm direito a saúde.

Ao promover a saúde, mais do que simplesmente a saúde bucal o cirurgião dentista torna-se um agente de integração social.

Fonte: www.atencaobasica.org.br/comunidades/iv-mostra-eixo-tematico-1/inclusao-da-equipe-de-odontologia-na-equipe-multidisciplinar