Reunião ordinária do Plenário homologa demissões voluntárias e transferências

reuniaohoje_okO CFO homologou na quinta-feira, 23/2/2017, o processo de transferência para Brasília de colaboradores do Conselho lotados no Rio de Janeiro, assim como o Plano de Demissões Voluntárias (PDV) daqueles que optaram por se desligar do CFO. A decisão foi aprovada na reunião ordinária do Plenário, sob o comando do presidente do CFO Juliano do Vale. Do total, 24 colaboradores aderiram ao programa. Outros 24 aceitaram ser transferidos do Rio para capital federal.

A homologação do plano é uma das etapas preliminares para o Conselho realizar o concurso público. “Estamos fazendo um planejamento com responsabilidade, através de atos normativos, para dar a devida transparência e tranquilidade ao processo e atendendo às orientações dos órgãos de controle de acordo com o plano de ação pré-estabelecido”, disse o vice-presidente do CFO Ermensson Luiz Jorge.

Os estudos para definição de cargos e atribuições já foram iniciados e, em breve, será definida a data de realização do termo de referência para realização do concurso púbico.

Eleições

Os conselheiros também aprovaram, por unanimidade, a homologação dos resultados das eleições nos conselhos regionais vencidas por chapa única, caso de Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo e São Paulo. Também foram homologados os resultados das eleições onde houve a participação de mais de uma chapa, como do CRO dos estados de Santa Catarina (a vencedora foi a Chapa 2), Rio de Janeiro (Chapa 1) e Bahia (Chapa 2).

Homenagem

A reunião ordinária do plenário registrou um momento de forte emoção. O conselheiro Eimar Lopes de Oliveira fez um pronunciamento em nome do Plenário em homenagem a José Alberto Cabral Botelho, oficial administrativo do CFO, que morreu nesta terça-feira, 21/2/2017, em Brasília, vítima de infarto. Ele trabalhava há 17 anos no Conselho.

Eimar leu um trecho da letra de “Trem-Bala”, canção de Ana Vilela: “Segura teu filho no colo/Sorria e abrace teus país/Que a vida é trem-bala, parceiro”. Conselheiros e colaboradores ficaram muito emocionados. Em seguida, todos homenagearam Cabral com uma salva de palmas.

Deliberações

O Plenário ainda debateu sobre a questão das habilitações em Odontologia, que serão encaminhadas à Comissão de Ensino para posterior estudo e sistematização.

Durante a sessão, em cumprimento ao decreto nº 8.727, que define o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais, o Plenário deliberou que, a partir do mês de abril, o cirurgião-dentista que tiver interesse poderá fazer o uso do nome social no cadastro do CFO e CROs.

Na reunião, também houve aprovações de processos administrativos diversos.