Programa Saúde da Família trabalhará em rede, graças a parceria do Ministério da Saúde com Programa Interministerial de Redes Avançadas

Ministério da Saúde firma protocolo com Programa Interministerial de Redes Avançadas.
Liderado pelos ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), o programa ampliará benefícios do uso da rede para o atendimento em saúde.

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, da Educação, Fernando Haddad e da Saúde, Agenor Álvares, assinam, hoje, dia 23 de outubro, um protocolo de intenções para desenvolvimento de ações conjuntas visando a integrar o Ministério da Saúde ao Programa Interministerial de Manutenção e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A incorporação ao Programa prevê um contrato de colaboração da organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com o Ministério da Saúde para execução de um projeto-piloto que permitirá, dentre outros objetivos, a interconexão em rede de pólos do Programa de Saúde da Família e pontos de prestação de serviços de saúde. O investimento previsto chegará a R$ 8,1 milhões em doze meses.

O Programa Interministerial foi criado em outubro de 1999 pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação para garantir a operação da rede acadêmica brasileira, que atualmente interconecta cerca de 300 instituições em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de usuários – pesquisadores, professores e universitários em sua maioria. A integração do Ministério da Saúde segue a orientação do Comitê Gestor-RNP, criado para coordenar o Programa Interministerial, de incorporação de outros ministérios por meio de projetos-piloto em educação, pesquisa e inovação.

Esta associação de esforços começou quando, em abril deste ano, a RNP lançou o projeto Rede Universitária de Telemedicina (Rute), atendendo a uma demanda do MCT para apoiar a pesquisa e educação em telemedicina. Simultaneamente, várias ações em curso no Ministério da Saúde para suporte à gestão e educação em saúde foram identificadas reconhecidas como parceiras naturais desta comunidade de pólos de hospitais de ensino.

A Rute, que conta com o apoio da Finep e da Associação Brasileira de Hospitais Universitários, permite a interconexão dos hospitais universitários para troca de informações médicas, estudo de casos, consultas por videoconferência, diagnósticos e cursos de capacitação médica à distância, entre outros. “A Rute mostrou que é possível integrar em rede de alto desempenho os melhores centros de pesquisa e hospitais de referência no país, promovendo, dessa forma, a melhoria do atendimento especializado à população, a educação em saúde e a redução de custos com comunicação e deslocamento”, explica o diretor geral da RNP, Nelson Simões.

Dentre os 22 hospitais que integram a primeira etapa da Rute, o Ministério da Saúde selecionou oito para atuarem como pólos responsáveis pelo apoio e educação a distância de pontos do Programa de Saúde da Família. “A integração dos serviços de rede, como videoconferência, entre as redes do Datasus e da RNP aumentará a eficiência e o impacto destas aplicações”, comenta Nelson Simões. Ele acrescenta que, com esta colaboração, será possível aprender como aumentar a escala da capacitação e treinamento dos profissionais e integrar os dados e as informações sobre a saúde do Brasil. Segundo Simões, essas ações permitirão a melhor gestão na área de saúde, facilitando o planejamento e a execução dos programas governamentais.

O projeto-piloto compreende ações de a prestação de serviços da RNP para implantação de infra-estrutura, treinamento de profissionais e manutenção da rede de aplicações de colaboração a distância. Entre os principais objetivos previstos, destacam-se a conexão à rede Ipê – a infra-estrutura de rede nacional de educação e pesquisa operada pela RNP, de 32 pontos do Programa de Saúde Família para avaliação de desempenho e aplicações previstas com base no Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil; a implantação provimento de banda larga de serviços de videoconferência e de telefonia IP em unidades de gestão do sistema Qualisus; a capacitação de profissionais em temas relativos à administração e segurança de redes e serviços de videoconferência; e a interligação da rede Datasus à rede Ipê.

Com informações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa


Distrito Federal – DF