Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: Conselho entrega cadeira odontológica ao município de Porto Real/RJ

Da esq. para dir.: Altair Andrade (Presidente do CRO-RJ), Fábio Ghetti Rodrigues (Coordenador Municipal de Saúde Bucal de Porto Real), Tessa Botelho (Vice-Presidente do CFO)

A população de Porto Real/RJ recebeu nessa quarta-feira, dia 21 de julho, a uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria até 20 mil habitantes, macrorregião Sudeste, em reconhecimento e valorização de gestores e profissionais da Odontologia pelo investimento destinado à qualidade da assistência odontológica da comunidade.

A cadeira odontológica foi instalada no Programa de Saúde da Família (PSF) de São José, no Bairro de São José. O equipamento conta com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.

Segundo a Vice-Presidente do CFO, Tessa Botelho, a premiação sedimenta a posição de destaque na excelência em saúde bucal que Porto Real construiu, pois é a quarta condecoração recebida pelo CFO: em 2012, 2014 e 2015 outras posições e nesta edição o primeiro lugar. “O mérito é pela continuidade da qualidade do trabalho realizado por toda a equipe envolvida na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. Que esse prêmio venha proporcionar maior completude ao atendimento odontológico prestado à população, bem como na qualidade do exercício profissional da categoria, que sempre foi o objetivo desse prêmio do CFO”, enfatizou.

O Coordenador Municipal de Saúde Bucal de Porto Real, Fábio Ghetti Rodrigues, agradeceu o incentivo concedido pelo CFO por meio da premiação. “A premiação é fruto da dedicação e esforço contínuos de 32 Cirurgiões-Dentistas em 10 unidades de saúde bucal em funcionamento – Policlínicas, PSFs e um Centro de Especialidade Odontológica. O intuito é justamente melhorar dia após dia esse acolhimento prestado à comunidade local e também o conforto na rotina de atendimento dos profissionais de Odontologia. Com a cadeira odontológica, a meta é ampliar gradativamente os atendimentos com 100% das marcações. Com a pandemia, esse atendimento foi reduzido, seguindo as recomendações de biossegurança do Sistema CFO/CROs”, completou.

Para o Presidente do CRO-RJ, Altair Andrade, o avanço no cuidado com a saúde odontológica sempre foi ponto de partida para obter um corpo saudável, por isso a importância do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. “Mais do que celebrar uma premiação de serviço odontológico, é perceber que tudo o que foi feito, anteriormente, nos outros prêmios, foi otimizado. O município de Porto Real está de parabéns pelo constante trabalho que vem sendo realizado em prol da saúde bucal da população. Posso dizer que, visitando as instalações do Centro de Especialidades Odontológicas, o primeiro lugar não me traz surpresa alguma. Muito pelo contrário. Fico satisfeito de ver que o belo trabalho da odontologia na região está sendo feito com êxito”, afirmou.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações da Ascom CRO/RJ
Fotos: Cláudio Santana