Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: CFO participa de entrega e instalação da cadeira odontológica em São Sebastião/SP

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Com informações Ascom da Prefeitura de São Sebastião/SP

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou nessa quinta-feira, dia 14 de março, da cerimônia de entrega e instalação da cadeira odontológica no município de São Sebastião/SP, premiado em 1º lugar na categoria dos municípios entre 50.001 a 300 mil habitantes, no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2018. A cerimônia também contou com a presença de todos os profissionais que contribuíram com a qualidade da saúde bucal em São Sebastião. O equipamento odontológico já está pronto para uso da população municipal.

A premiação corresponde à implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal no município, em 2017, na promoção de melhorias do atendimento odontológico prestado à população municipal, usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). São Sebastião se destacou nos critérios estabelecidos pelo CFO: financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

A cadeira odontológica foi instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região central de São Sebastião, ao lado da prefeitura. O atendimento odontológico municipal conta, a partir de agora, com uma cadeira odontológica, com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.

Segundo o Diretor de Saúde Bucal de São Sebastião, Daniel de Capitani, a premiação reflete o trabalho de reorganização desenvolvido na atenção básica. “Antes, a Odontologia fazia parte de uma divisão dentro de outro departamento, não existia uma dedicação exclusiva. Com essa reorganização, foi possível destinar coordenações específicas nas áreas da Saúde da Família, de Urgência e Pronto Atendimento, nos Centros de Especialidade Odontológica (CEOs), na odontologia hospitalar, bem como voltado para o trabalho itinerante das equipes de prevenção nas escolas do município. Esse prêmio é de todos os profissionais da Odontologia que contribuíram com o desenvolvimento do trabalho (Cirurgiões-Dentistas e profissionais auxiliares), assim como para toda a população, que é beneficiada com o atendimento”, explicou.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, garantiu que o equipamento odontológico ficará acessível à população para atendimento 24h na UPA. “É um orgulho muito grande fazer parte desse corpo técnico e administrativo que se dedicaram para que São Sebastião se destacasse como o município que mais investe em saúde bucal da região. Todos os envolvidos estão de parabéns”, agradeceu.

O Secretário-Geral do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Yukio Miyake, ressaltou que o CFO, no cumprimento do seu papel institucional promoveu a entrega do prêmio com o intuito de incentivar, anualmente, com ética e responsabilidade, o investimento destinado na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. “Esse prêmio vai atingir merecidamente toda a população municipal e somar nas melhorias já estabelecidas no último ano na atenção básica. O prêmio é de todos, dos profissionais da Odontologia e da população. É exatamente isso que o CFO busca, a valorização da Odontologia e a qualidade no atendimento odontológico. Parabéns toda a equipe odontológica de São Sebastião”, completou.

Representando o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, o Tesoureiro, Marco Antonio Manfredini, afirmou que é uma honra acompanhar o desenvolvimento do trabalho no município que fomentou a premiação, com destaque nacional. “São Sebastião vem desenvolvendo um conjunto adequado de políticas públicas de saúde bucal e obteve melhor classificação em sua categoria. Em todo o estado de São Paulo, foram registrados 60 inscritos, em várias faixas populacionais. Hoje, São Sebastião consolida efetivamente sua premiação, por meio da entrega e instalação da cadeira odontológica. Essa premiação é muito importante, considerando o alto nível de qualidade dos trabalhos apresentados por outros estados”, pontuou.

Sobre o Prêmio

O prêmio foi instituído há 14 anos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para homenagear anualmente os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal em três categorias: I – municípios até 50 mil habitantes; II – municípios entre 50 mil e 300 mil habitantes; e III – municípios acima de 300 mil habitantes. O objetivo do CFO é incentivar a excelência do atendimento odontológico na rede pública à população.

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO é responsável pela análise e acompanhamento de todo o processo da premiação, avaliando por exemplo, critérios como: o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, presença de Centros de Especialidades Odontológicas; e o menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros. Pelas regras, de acordo com Resolução CFO 191/2018, os municípios que concorrem são responsáveis por enviar aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) a documentação e comprovação das informações, que são remetidas ao CFO.

Em 2018, o prêmio foi reformulado por meio da Resolução CFO 191/2018 e mudou de nome, deixou de ser “Prêmio Brasil Sorridente” para “Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal”. No ano passado, 43 municípios receberam menções honrosas em âmbito nacional. Neste ano, a premiação está prevista para acontecer no segundo semestre e pretende expandir para outros municípios.

Fotos: Daniel de Capitani e Celso Moraes