Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal: CFO entrega cadeira odontológica em Nossa Senhora do Socorro/SE

A comunidade de Nossa Senhora do Socorro/SE recebeu nessa quarta-feira, dia 30 de junho, uma cadeira odontológica com equipo, referente ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. O município ficou em 1º lugar na categoria populacional entre 100.001 e 500.000 habitantes pela relevância do trabalho realizado na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal.

A cadeira odontológica foi instalada na Unidade Básica de Saúde José de Carvalho Peixoto, que encontra-se em fase final de construção. O equipamento conta com equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctora para coleta de dejetos por meio de cuspideira/sugadores e refletor odontológico para iluminação da cavidade oral.

Segundo a Vice-Presidente do CFO, Tessa Botelho, é muito gratificante presenciar a instalação da cadeira odontológica em um ambiente que tem a capacidade de expansão da saúde bucal. “A proposta do prêmio é realmente valorizar, de forma democrática, os municípios que têm a saúde bucal como primordial à comunidade, e Nossa Senhora do Socorro tem este olhar como critério de gestão. É também a formalização do reconhecimento a toda a equipe envolvida nesse trabalho de melhoria da saúde bucal, que agora segue em ascensão com a  esta nova cadeira odontológica”, afirmou.

Da esq. para dir.: Anderson Lessa Siqueira (Presidente CRO-SE), Enoque Luiz Ribeiro da Silva (Secretário de Saúde), Padre Inaldo (Prefeito de Nossa Senhora do Socorro), Tessa Botelho (Vice-Presidente do CFO), Evaristo Volpato (Tesoureiro CFO)

Para o Tesoureiro do CFO, Luiz Evaristo Volpato, a importância que o município concede ao Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal reflete na preocupação que existe da gestão em ofertar uma boa Odontologia à comunidade: “A valorização que o município dá à saúde bucal de sua população é demonstrada no cuidado com a própria estrutura em fase final de instalação que permitirá a oferta da assistência odontológica da melhor forma possível. Parabéns aos gestores e todos os profissionais envolvidos na conquista da premiação, pois o objetivo do CFO é justamente reconhecer experiências exitosas na Odontologia”.

O Presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, evidenciou a relevância da premiação para o engrandecimento da Odontologia sergipana: “Existe um trabalho de longa data realizado junto com o Conselho Regional para melhoria contínua da qualidade do serviço prestado à população local e também nas condições adequadas de trabalho dos profissionais de Odontologia. É um prêmio muito merecido, pelo empenho e dedicação desenvolvidos. Esse trabalho é muito importante para a Odontologia do Estado e do Brasil”. 

Para o Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, é uma imensa gratidão para todos receber a cadeira odontológica, com o patrimoniamento municipal, que simboliza a excelência da saúde bucal à comunidade. Trabalho esse desenvolvido coletivamente com a Coordenadora de Saúde Bucal do município, Heloisa Maria Nunes Gois (Cirurgiã-Dentista e Conselheira do CRO-SE) e com o Secretário Municipal de Saúde, Enoque Luiz Ribeiro da Silva. “Essa iniciativa do CFO faz com que as equipes de saúde bucal se motivem para melhor atendimento aos pacientes. A odontologia no serviço público pode ser resolutiva sim, com prevenção e reabilitação de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS), muito importante para todos nós”, completou Heloisa Maria Nunes Gois.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO / Rebecca Melo, Ascom CRO-SE.
imprensa@cfo.org.br

Fotos: Hélio Marcos e Rebecca Melo