Premiações fortalecem compromisso dos Conselhos de Odontologia com o país

Solenidade confirmou um perfil de atuação dos Conselhos de Odontologia mais integrado à vida política do país, assim como a saúde bucal é parte indissociável da saúde geral das pessoas.  

geral-solenidadeA Solenidade Comemorativa dos 46 anos dos Conselhos de Odontologia, realizada na noite de 23 de abril, trazia um cenário exuberante: ao lado do Porto do Rio de Janeiro, o Armazém 2 do Pier Mauá, com seus espaços amplos, era complementado pela vista panorâmica da Baía de Guanabara, tendo ao fundo as luzes da Ponte Rio-Niterói.

Em sintonia, afinal, com a forma de atuar de CFO e CROs: com um olhar mais aberto para as questões ligadas à saúde geral do brasileiro, como a defesa do SUS, a participação política e a inserção do cirurgião-dentista na gestão da saúde pública.

As cenas que se seguiram à formação da mesa oficial – composta por presidentes de entidades nacionais, prefeitos, parlamentares e representantes dos secretários de saúde e da coordenação de saúde bucal do Ministério da Saúde – apenas reafirmaram que a grande estrela da noite era a saúde bucal, sem a qual, não há nem saúde nem cidadania completa.

De fato, o que levou prefeitos e cirurgiões-dentistas a receberem suas homenagens foi a forma exemplar com que têm investido na Odontologia, seja ao longo de uma gestão municipal, seja ao longo de uma vida, por meio do trabalho acadêmico, da pesquisa ou de ações em defesa da profissão.

A propósito, os mais de 800 convidados presentes eram, de uma forma ou de outra, testemunhas dos feitos realizados pelos homenageados da noite.

Conselhos de Odontologia muito além de sua principal função

ailton-discursandoEm seu pronunciamento, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO) Ailton Diogo Morilhas Rodrigues (foto) deu o tom das homenagens. “Os conselhos profissionais foram criados tendo como princípio fundamental a proteção da sociedade e, logicamente, não poderia ser difrerente com os Conselhos de Odontologia. Digo isso porque, na atual conjuntura, os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia vão muito além de sua principal função. Logicamente, temos ainda muito por fazer, mas quero citar São Francisco de Assis, que diz: ´Comece fazendo o necessário, depois o que é possível e de repente estará fazendo o impossível`”.

Em seguida, destacou as primeiras conquistas da gestão iniciada em dezembro, como, por exemplo, a inclusão do CFO como consultor do MEC no que diz respeito à regulação dos cursos de Odontologia. Ailton Rodrigues lembrou, ainda, da primeira reunião promovida pelo CFO com as entidades nacionais. “Já agendamos nossa segunda reunião para discutirmos não só os problemas da Odontologia, como também da saúde bucal da população. E só conseguiremos ser fortes e respeitados se tornarmos essa união cada vez mais firme.”

Prefeituras

Dado o recado, foi a vez das prefeituras receberem o Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia, acompanhado de um consultório odontológico doado pela Dabi Atlante.

Ao falar em nome dos quatro municípios vencedores – São Gonçalo do Amarante (CE), vencedor na categoria até 50 mil; Horizonte (CE) e Estância (SE), entre 50 e 300 mil habitantes; e Aracaju (SE), acima de 300 mil – o prefeito da capital de Sergipe, Edvalgo Nogueira (foto abaixo), fez um discurso emocionado.

prefeito-aracaju-discursand“Hoje, temos 95% de cobertura da saúde bucal em Aracaju: são 65 equipes de Saúde Bucal na cidade atuando em programas de prevenção nas escolas, ação para os idosos, entre outros. Nós temos, também, um programa de correção de fissura labial e lábio leporino que já fez mais de 100 cirurgias, no ano passado. É um número pequeno, mas é muito significativo pela mudança que promove na vida dessas pessoas, que elevam sua autoestima, ganham o direito de sorrir”, exaltou.

Prêmio “incentiva as prefeituras a trabalhar cada vez mais”

O prefeito de Aracaju destacou também o prêmio que considera “fundamental”. “São premiações desta natureza que medem de fato as ações, nada é dado gratuitamente. Podemos perceber que a cada ano que passa uma quantidade maior de cidades se inscrevem. Os critérios são rígidos e a disputa vai ficando maior. Aracaju foi primeiro lugar, mas Florianópolis – que é uma cidade maravilhosa e tem uma bela saúde bucal – ficou em segundo lugar; Foz do Iguaçu, em terceiro; Fortaleza, em quarto; Anápolis, em quinto. Enfim, houve uma disputa razoável e isso revela que as cidades, a partir deste Prêmio, concedido pelo CFO, passaram a melhorar a sua saúde bucal para poder concorrer, porque, obviamente, um prêmio como esse atribui importância, relevância, status, visibilidade. O Prêmio Brasil Sorridente incentiva as prefeituras a trabalhar cada vez mais para merecer esse reconhecimento.”

Além dos municípios já citados pelo prefeito, receberam Menção Honrosa as cidades de Ceres (GO) Extrema (MG), Cruzeiro do Oeste (PR), Pedras do Fogo (PB) – categoria até 50 mil -,  Rio do Sul (SC), Pará de Minas (MG) e Resende (RJ), na categoria entre 50 mil e 300 mil habitantes.

Honra ao Mérito

nardi-discursandoPara encerrar a solenidade, nada melhor que a valorização do profissional que cuida da saúde bucal do brasileiro. Era o momento da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, que culminou com o discurso de um dos homenageados, o cirurgião-dentista e presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), Antônio Carlos Nardi (foto). “Com certeza absoluta esta iniciativa do CFO coroa esforços. É uma pena que não possamos condecorar a todos os militantes da odontologia e a todos os militantes do SUS, mas é de suma importância para nós mostrarmos a capacidade e o potencial de gestão que há na figura do cirurgião-dentista, como componente de uma equipe gestora de saúde.”

Nardi representou os colegas José Dilson Vasconcelos de Menezes (CE), Maria Evangelina Monnerat (RJ), Urbino da Rocha Tunes (BA) e Maria Leonília de Freitas (PI), além da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que não pode comparecer e foi representada pelo deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira (PT-RJ).

Outras personalidade presentes receberam, também, justas homenagens das mãos do CFO e dos CROs: o cirurgião-dentista e deputado estadual Pedro Fernandes (DEM-RJ) e o ex-senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS).

Compuseram a mesa, entre outros, Beatriz Dubachi, presidente do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e secretária de Saúde do Mato Grosso do Sul, que representou o governador do Estado, André Puccineli; o coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca; e os presidentes da Academia Brasileira de Odontologia Militar, coronel José Henrique Cavalcante Lima; da Academia Brasileira de Odontologia, Placidino Brigagão; da ABO, Newton Miranda de Carvalho; da ABCD, Luciano Artioli; da FNO, Fernando Gueiros; e da FIO, Wellington Moreira Mello.

Foto da página inicial: O prefeito de Aracaju recebe das mãos do presidente do CFO o Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia, cercado por parte de sua equipe de governo, do presidente do CRO-SE e da diretoria do CFO.

Texto: Marcelo Pinto

Colaboração: Isabelle Guerin

Crédito das fotos: Vanor Correia e Samuel Tosta (Descrição da Imagem)


VEJA TAMBÉM:

| Fotos da entrega do Prêmio e Menção Honrosa às Prefeituras

| Fotos da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico

| Prefeituras destacam importância do Prêmio

| Perfis dos homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito

| Hotsite do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia